Aspectos da diversidade religiosa do estudante universitário:

uma pesquisa com estudantes do Curso de História do Centro de Estudos Superiores de Parintins

Autores

  • Cristian Sicsu da Glória UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARA

DOI:

https://doi.org/10.38047/rct.v14.FC.2022.dr4.p.1.26

Palavras-chave:

Religião, Estudantes, História

Resumo

A presente pesquisa busca traçar o perfil dos estudantes de ensino superior do curso de História da Universidade do Estado do Amazonas (Campos Parintins). O objetivo da pesquisa é analisar em que medida as experiências e conteúdos oferecidos na universidade influenciam nos valores e comportamentos religiosos dos jovens estudantes, constatando eventuais choques entre religião e ciência, bem como seus impactos sobre escolhas religiosas dos jovens no curso de História, assim como discutir em que medida os jovens imputam à experiência universitária ao afastamento progressivo de antigas crenças e práticas religiosas. A pesquisa utilizou como ferramenta a aplicação de questionário construído especificamente para a realidade dos estudantes de História. O questionário possuí 61 questões de múltipla escolha dividas em 5 blocos.

Biografia do Autor

Cristian Sicsu da Glória, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARA

Graduado em História no Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), onde desenvolveu duas pesquisas de Iniciação Científica com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) com temas ligados aos estudos da religião. Mestre em Ciências da Religião pela Universidade do Estado do Pará com pesquisa intitulada "Entre a Universidade e a Fé: Um estudo sobre o ethos acadêmico e experiências religiosas do estudante de Ciências da Religião em Belém (PA). Bolsista da CAPES. Atualmente atua como professor da Rede Pública de Ensino do Município de Barreirinha (AM).

Referências

ABRAMO, Helena Wendel; BRANCO, Pedro Paulo Martoni. Retratos da juventude
brasileira. Análises de uma pesquisa nacional. São Paulo: Fundação Perseu Abramo: Instituto Cidadania, 2011
ARAÚJO, André Vidal. Introdução à sociologia da Amazônia. 2° ed. Manaus: Valer, EDUA, 2003.
BAUMAN, Zygmunt. Identidade. Entrevista a Benedetto Vecchi. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
BIANCHEZZI, Clarice; SILVEIRA, Diego Omar. Demografia, cartografia e história das religiões em Parintins: novas possibilidades para o estudo da diversidade religiosa na Amazônia. BIANCHEZZI, Clarice (et. al.). Pensar, fazer, ensinar: desafios para o ofício do historiador no Amazonas. Manaus: Valer: UEA Edições, 2015.
CAMURÇA, Marcelo. “Religiosidade moderna e esclarecida entre os universitários das Ciências Sociais de Juiz de Fora – MG”. Debates do NER. Porto Alegre: UFRGS, ano 2, n. 2, agosto de 2001. pp. 37-64.
CAMURÇA, Marcelo; TAVARES, Fátima. “Juventudes e religião no Brasil: uma revisão bibliográfica”. NUPEM. Juiz de Fora: UFJF, v. 7, n. 1, 2004. pp. 11-46.
CAMURÇA, Marcelo; PEREZ, Léa Freitas; TAVARES, Fátima (org.). Ser jovem em Minas Gerais: religião, cultura e política. Belo Horizonte: Argvmentvm: FAPEMIG, 2009.
CARDOSO, Alexandre; PEREZ, Léa Freitas; OLIVEIRA, Luciana. “Quem mora ao lado? O pecado ou a virtude?! Um estudo comparativo sobre adesão religiosa e política entre estudantes de Ciências Sociais e Comunicação da FAFICH/UFMG”. Debates do NER. Porto Alegre: UFRGS, ano 2, n. 2, agosto de 2001. pp. 65-102.
GALVÃO, Eduardo. Santos e viagens: um estudo sobre a vida religiosa de Itá, Baixo Amazonas. 2° ed. São Paulo: Editora Nacional; Brasília: INL, 1976.
JACOB, César Ramero (et. al.). Atlas da filiação religiosa e indicadores sociais no Brasil. Brasília: CNBB; São Paulo: Loyola; Rio de Janeiro: PUC-RJ, 2003.
HERVIEU-LÉGER, Danièle. O Peregrino e o Convertido: a religião em movimento. Trad. de João Batista Kreuch. Petrópolis: Vozes, 2008.
JUNGBLUT, Airton Luiz. “A religião entre estudantes de Ciências Sociais hoje: declínio do ateísmo ou despolarização de posicionamentos”. Debates do NER. Porto Alegre: UFRGS, ano 2, n. 2, agosto de 2001.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da Metodologia Científica. 5º ed. São Paulo: Atlas, 2003.
OLIVEIRA, Pedro A. Ribeiro; MORI, Geraldo de. Mobilidade religiosa: linguagens, juventude, politica. São Paulo: Paulinas, 2012.
NOVAES, Regina. “Juventude, percepções e comportamentos: a religião faz diferença?” ABRAMO, Helena Wendel (et. al.). Retratos da juventude brasileira. Análises de uma pesquisa nacional. São Paulo: Fundação Perseu Abramo: Instituto Cidadania, 2011.
SANCHIS, Pierre. Prefácio. In: MENEZES, Renata; TEIXEIRA, Faustino (org.). Religiões em movimento: o Censo de 2010. Rio de Janeiro: Petrópolis, 2013.
WAGLEY, Charles. Uma comunidade amazônica: estudo do homem nos trópicos. Trad. de Clotilde da Silva Costa. 2° ed. São Paulo: Editora Nacional; Brasília: INL, 1977.

Downloads

Publicado

2022-07-08

Como Citar

Glória, C. S. da. (2022). Aspectos da diversidade religiosa do estudante universitário: : uma pesquisa com estudantes do Curso de História do Centro de Estudos Superiores de Parintins. Canoa Do Tempo, 14, 1–26. https://doi.org/10.38047/rct.v14.FC.2022.dr4.p.1.26

Edição

Seção

Dossiê-Religiões e religiosidades na Amazônia: dinamismo e resistências