Pentecostalismo e protagonismo caboclo no campo religioso amazônico

Autores

  • Liliane Costa Oliveira
  • Marilina Conceição Oliveira Bessa Serra Pinto

DOI:

https://doi.org/10.38047/rct.V14.FC.2022.dr2.p.1.20

Palavras-chave:

Pentecostalismo Caboclo; Avivamento; Protagonismo leigo

Resumo

É perceptível que a conquista religiosa do Brasil ainda não se completou. Pretendemos demonstrar que o avanço do Pentecostalismo na Amazônia se deve a fatores vários, um deles foi o que levou os leigos a exercitarem um protagonismo frente às tarefas necessárias ao crescimento da doutrina. No Norte, a conduta avivalista encontrou ressonância na pajelança cabocla voltada para a questão da cura, resultando no que chamamos de pentecostalismo caboclo. Com base em Galvão (1955); Wagley (1955); Maués (2005) e Zeferino (2021), questionadores da categoria caboclo como resultante de hibridizações, aplicamos o uso do termo ao campo religioso amazônico. Concluímos que a ausência de instrumental capaz de explicar as especificidades do campo compromete seu entendimento e geram a necessidade de estudos sobre o fenômeno do sagrado no mundo pentecostal amazônico.    

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Publicado

2022-07-04

Como Citar

Oliveira, L. C., & Oliveira Bessa Serra Pinto, M. C. . (2022). Pentecostalismo e protagonismo caboclo no campo religioso amazônico. Canoa Do Tempo, 14, 1–20. https://doi.org/10.38047/rct.V14.FC.2022.dr2.p.1.20

Edição

Seção

Dossiê-Religiões e religiosidades na Amazônia: dinamismo e resistências