A EXPERIÊNCIA INDÍGENA URBANA E OS OLHARES DO SABER ACADÊMICO: BREVES REFLEXÕES SOBRE O CASO MANAUARA

THE INDIGENOUS URBAN EXPERIENCE AND THE PERSPECTIVES OF ACADEMIC KNOWLEDGE: BRIEF REFLECTIONS ON THE MANAUARA CASE

Autores

  • Amilcar Aroucha Jimenes

DOI:

https://doi.org/10.38047/rct.v13.FC.2021.al5.p.1.24

Palavras-chave:

Revisão histórica, índios na cidade, índios em Manaus

Resumo

O presente artigo perfaz uma tentativa de empreender uma análise acerca de trabalhos debruçados sobre a experiência recente de indígenas na cidade de Manaus. Tal esforço objetiva a emergência de reflexões a partir de uma leitura crítica dessas obras, de modo a evidenciar suas filiações conceituais mais amplas. Com o intuito de alcançar tal objetivo, o caminho analítico se pautou em princípios da crítica historiográfica, especialmente por meio da apropriação de sugestões lançadas pelo pensador Michael de Certeau e pelo historiador Adone Agnolin.

Biografia do Autor

Amilcar Aroucha Jimenes

Doutor em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2019). Indigenista Especializado da Fundação Nacional do Índio. Interesse em questões relacionadas à História Indígena, com ênfase em políticas indígenas e indigenistas. Desde 2011 realiza pesquisas entre comunidades e organizações presentes na cidade de Manaus.

Referências

AGNOLIN, Adone. Jesuítas e Selvagens. A negociação da fé no encontro catequético-ritual americano-tupi (século XVI-XVII). São Paulo: Humanitas Editorial, 2007.

ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno; SANTOS, Glademir Sales. (Orgs.). Estigmatização e Território: Mapeamento Situacional dos Indígenas em Manaus. Manaus: EDUA, 2008.

ANDRADE, José Agnello Alves Dias de. Indigenização da Cidade: Etnografia do Circuito Sateré-Mawé em Manaus – AM e arredores. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

ANDRELLO, Geraldo. Cidade do Índio: transformações e cotidiano em Iuaretê. São Paulo: Editora da UNESP/ISA; Rio de Janeiro: NUTI, 2006.

ARAÚJO, Jucinôra Venâncio de Souza. Centro Cultural Tikuna: práticas pedagógicas e identidade étnica no contexto urbano. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.

ARAÚJO, Wagner dos Reis Marques. Das Margens dos rios à margem da sociedade: trajetórias de mulheres Sateré-Mawé no trabalho doméstico em Manaus. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura da Amazônia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2010.

BARROSO, Milena Fernandes. Rotas críticas das Mulheres Sateré-Mawé no enfrentamento da violência doméstica: novos marcadores de gênero no contexto indígena. Dissertação (Mestrado em Serviço Social e Sustentabilidade da Amazônia) – Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.

BERNAL, Roberto Jaramillo. Índios Urbanos: processo de reconformação das identidades étnicas indígenas em Manaus. Manaus: EDUA/Faculdade Dom Bosco, 2009.

BERTOLINI, Carolina. Performance Musical e Reconhecimento: a etnomusicologia da relação entre os povos Sateré-Mawé e Tikuna através do estudo do grupo musical Kuiá, da aldeia Inhã-bé, Manaus – AM. Dissertação (Mestrado Sociedade e Cultura na Amazônia) - Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura da Amazônia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.

BRAGA, Bruno Miranda. Manaós uma aldeia que virou Paris: saberes e fazeres indígenas na Belle Époque Baré 1845-1910. Dissertação (Mestrado em História Social)  Programa de Pós-graduação em História Social, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.

CAIRES, Nely Cristina Medeiros. Análise Epidemiológica e Imunológica em indígenas da etnia Sateré-Mawé e Tikuna portadores de infecçooes endodônticas. Tese (Doutorado em Odontologia) - Programa de Pós-graduação em Odontologia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018.

CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. O índio e o mundo dos brancos: a situação dos Tükúna do alto Solimões. Campinas: Ed. Unicamp, 1996 [1964].

CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. Urbanização e tribalismo: a integração dos índios Terêna numa sociedade de classes. Rio de Janeiro: Zahar, 1968.

CARDENES, Luciano. Sahu-apé e o turismo em comunidades e terras indígenas. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.

CARVALHO, Joelma Monteiro. Ritual da Tucandeira da Etnia Sateré-Mawé: Língua, Memória e Tradição Cultural. Dissertação (Mestrado em Letras e Artes) - Programa de Pós-graduação em Letras e Artes, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2015.

CERTEAU, Michel de. Escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.

COSTA, Roseane Guimarães Cabral. Territorialidade e condições de vida dos indígenas Cocama da comunidade Nova Esperança de Manaus/AM. Dissertação (Mestrado Sociedade e Cultura na Amazônia) - Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura da Amazônia. Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014.

FÍGOLI, Leonardo. Identidad étnica y regional: trayecto constitutivo de una identidad social. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, Universidade de Brasília, Brasília, 1982.

FREITAS, Luiz Francisco Nogueira. Filhos do Waraná: Territorialização dos Sateré-Mawé na região metropolitana de Manaus. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-graduação em Geografia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014.

FREIRE, Maria do Céu Bessa. A criança indígena na escola urbana. Manaus: EDUA, 2009.

JIMENES, Amilcar Aroucha. Protagonismo Indígena na cidade: os Tikuna em Manaus e a Associação Comunidade Wocthimaucü (1994-2014). Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Pós-graduação em História, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014.

LASMAR, Cristiane. De volta ao Lago do Leite – gênero e transformação no Alto Rio Negro. São Paulo: UNESP, 2005.

LAZARIN, Marco Antônio. A Descida do Rio Purus: uma experiência de contato interétnico. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade de Brasília, Brasília, 1981.

LIMA, Ademar dos Santos. Educação escolar indígena: um estudo sociolinguístico do nheengatu na escola Puranga Pisasú do rio Negro, Manaus – AM. Dissertação (Mestrado em Letras e Artes) - Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.

LIMA, Kátia Maria da Silva. Controle Social da Saúde Indígena: Um estudo dos conselhos de saúde do distrito sanitário especial indígena de Manaus/AM. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura da Amazônia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008.

MAGNANI, José Guilherme Cantor. “De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana”. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, n. 49, 2002. pp. 11-29.

MARTINS, Rozinei Lima. A territorialidade como possibilidade de (re) significar a identidade Apurinã na cidade de Manaus. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-graduação em Geografia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.

MATOS, Maria do Socorro Pacó. O olhar das Mulheres Sateré-Mawé sobre o lixo. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura da Amazônia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2003.

MAURO, Ana Luisa Sertã Almada. Seguindo Sementes: Circuitos e trajetos do artesanato sateré-mawé entre cidade e aldeia. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

MAXIMIANO, Claudina Azevedo. Mulheres indígenas em Manaus: Identidade étnica e organização como forma de construir comunidade. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura da Amazônia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008.

MELO, Juliana Gonçalves. Identidades fluidas: o ser e perceber-se como Baré (Aruak) na Manaus contemporânea. Tese (Doutorado em Antropologia social) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade de Brasília, Brasília, 2009.

MIRANDA, Vanessa. Mulheres indígenas na cidade: cultura, saúde e trabalho (Manaus, 1995-2014). Dissertação (Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas e Fundação Oswaldo Cruz, Manaus, 2015.

MUSTAFA, Amanda Ramos. As Línguas étnicas do Parque das Tribos em Manaus: Um estudo etnolinguístico nos espaços culturais indígenas Uka Umbiesara Wakenai Anumarehit e Kokama, Manaus-AM.. Dissertação (Mestrado em Letras e Letras) - Programa de Pós-graduação em Letras e Artes, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.

NASCIMENTO, Solange Pereira do. Vida e trabalho da Mulher Indígena: o protagonismo da tuxaua Baku na comunidade Sahu-Apé, Iranduba-AM. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura da Amazônia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2010.

NOVO, Viviane da Silva Costa. Avaliação das potencialidades sócioeconomicas do programa gasoduto Coari-Manaus na terra indígena Sahu-Apé. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008.

OLIVEIRA, João Pacheco de. “Uma etnologia dos "índios misturados"? Situação colonial, territorialização e fluxos culturais”. Mana. 1998, vol.4, n.1, pp.47-77.

PALADINO, M. Estudar e experimentar na cidade: trajetórias sociais, escolarização e experiência urbana entre “Jovens” indígenas Ticuna, Amazonas. Tese (Doutorado em Antropologia) - Programa de Pós -Graduação em Antropologia Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.

PENTEADO, Yara Maria Brum. A condição urbana: estudo de dois casos de inserção do índio na vida cotidiana. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Programa de Pós-graduação em Antropologia, Universidade de Brasília, Brasília, 1980.

PEREIRA DA SILVA, Raimundo Nonato. O universo social dos indígenas no espaço urbano: Identidade étnica na cidade de Manaus. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.

PONTE, Laura Arlete Saré Ximenes. Políticas Públicas e os Indígenas Citadinos: estudo das políticas indigenistas de educação e saúde em Belém e Manaus (1988-2010). Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional) - Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional, Universidade Federal do Pará, Belém, 2011.

ROMANO, Jorge Osvaldo. Índios Proletários em Manaus: El caso de los Sateré-Mawé citadinos. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, Universidade de Brasília, Brasília, 1982.

RUBIM, Altaci Corrêa. Identidade dos Professores Indígenas e Processo de Territorialização/Manaus-Am. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura da Amazônia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.

SANTOS, Antônio Maria de Souza. Etnia e urbanização no Alto Rio Negro: São Gabriel da Cachoeira. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1984.

SANTOS, Glademir Sales. Identidade étnica: os Sateré-Mawé no bairro da Redenção, Manaus-AM. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura da Amazônia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008.

SANTOS, Antônio Maria de Souza. Territórios Pluriétnicos em Construção: a proximidade, a poiesis e a práxis dos índios em Manaus-AM. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura da Amazônia) - Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura da Amazônia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.

SANTOS, Jonise Nunes. Educação escolar indígena no município de Manaus (2005-2011). Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012.

SILVA, Aldenor Moçambite. A Inserção dos Tikuna no tecido social urbano de Manaus. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura da Amazônia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008.

SILVA, Josibel Rodrigues. Relações de trabalho na comunidade tikuna em Manaus (AM): Um estudo de caso no bairro Cidade de Deus. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura da Amazônia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2009.

SILVA, Márcia dos Santos. Etnoconhecimentos na educação intercultural dos índios urbanos Sateré-Mawé/AM. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura da Amazônia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.

SOARES, Ana Luísa Moraes. Indígenas na Cidade de Manaus (1870-1910): entre invisibilidade e assimilação. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014.

SOUZA, Fabrício Filizola. Índios citadinos: a constituição de uma comunidade multiétnica no bairro do Tarumã, Manaus, AM. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura da Amazônia) - Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura da Amazônia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.

SOUZA, Kalinda Felix. Regimes e Transformações Cosmológicas da Pajelança Sateré-Mawé. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Programa de Pós-graduação Antropologia Social, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.

SOUZA, Miriam Martins. Campeonato de futebol ‘peladão indígena’: um olhar sociocultural. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014.

VALE, Jerry Araújo. Identidade Ressignificada: religião e urbanismo no cotidiano dos Sateré-Mawé da comunidade I’apyrehy. Dissertação (Mestrado em História Social)  Programa de Pós-graduação em História Social, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.

Downloads

Publicado

2021-10-05

Como Citar

Aroucha Jimenes, A. (2021). A EXPERIÊNCIA INDÍGENA URBANA E OS OLHARES DO SABER ACADÊMICO: BREVES REFLEXÕES SOBRE O CASO MANAUARA: THE INDIGENOUS URBAN EXPERIENCE AND THE PERSPECTIVES OF ACADEMIC KNOWLEDGE: BRIEF REFLECTIONS ON THE MANAUARA CASE. Canoa Do Tempo, 13, 1–24. https://doi.org/10.38047/rct.v13.FC.2021.al5.p.1.24

Edição

Seção

Artigos Livres