“GAROTAS BONITAS, DE COR DE CANELA OU DE JABUTICABA MADURA...”

Os concursos de beleza negra no Teatro Experimental do Negro

Autores

  • Maybel Sulamita Oliveira Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.38047/rct.v12.n01.2020.al3.p.288.316

Palavras-chave:

Concursos, Beleza negra, feminismo negro, Gênero

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar e discutir os concursos de beleza negra “Rainha das Mulatas” e “Boneca de Pixe” realizados pelo Teatro Experimental do Negro entre 1947 e 1950. A partir dos concursos destinados às mulheres negras da cidade do Rio de Janeiro, pretendemos analisar quais seriam os objetivos dos concursos, quem eram as candidatas, quais diferenças separavam os dois concursos. Destacamos também a importância de apontar as especificidades dos concursos, devido a organização dos mesmos pertencer a um espaço expressivo de afirmação da identidade negra e luta contra racismo durante as décadas de 40 e 50 no Brasil. Dentro deste contexto, as questões ligadas ao intercruzamento de raça, classe e gênero contribuem para conhecermos as “rainhas” e “bonecas negras” do Teatro Experimental do Negro.

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Publicado

2020-10-08

Como Citar

Oliveira, M. S. (2020). “GAROTAS BONITAS, DE COR DE CANELA OU DE JABUTICABA MADURA.”: Os concursos de beleza negra no Teatro Experimental do Negro. Canoa Do Tempo, 12(01), 288–316. https://doi.org/10.38047/rct.v12.n01.2020.al3.p.288.316

Edição

Seção

Artigos Livres