DIÁLOGOS ENTRE A ÁFRICA E A AMAZÔNIA SOBRE AS EXPERIÊNCIAS MISSIONÁRIAS DA "TUTELA" E DA "PROMOÇÃO HUMANA"

Autores

  • Patricia Teixeira Santos Unifesp
  • Guilherme Gitahy de Figueiredo UEA - Tefé

DOI:

https://doi.org/10.38047/rct.v10.ap.pp1.7

Palavras-chave:

Amazônia, Tutela, Igreja Católica, África, Tefé

Resumo

Este dossiê propõe-se problematizar a emergência do princípio da “Promoção Humana”, que se origina nos anos 60 do século XX com a orientação das missões AD GENTES (para todos os povos e culturas), como uma resposta à crítica ao colonialismo na África e na Ásia e do envolvimento das Igrejas cristãs com esse processo. A “Promoção Humana” seria a tradução cristã da ideia de autodeterminação dos povos e propiciou importantes diálogos no campo religioso sobre o que seria o fim da tutela colonial e o favorecimento das reivindicações e das singularidades dos povos não brancos que eram cristãos.

Biografia do Autor

Patricia Teixeira Santos, Unifesp

Professora de História da África do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo. Pesquisadora colaboradora do Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória" (CITCEM- Universidade do Porto).

Guilherme Gitahy de Figueiredo, UEA - Tefé

Professor do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH), do PARFOR e do curso de Pedagogia do Centro de Estudos Superiores de Tefé da Universidade do Estado do Amazonas.

Downloads

Publicado

2019-01-25

Como Citar

Santos, P. T., & Figueiredo, G. G. de. (2019). DIÁLOGOS ENTRE A ÁFRICA E A AMAZÔNIA SOBRE AS EXPERIÊNCIAS MISSIONÁRIAS DA "TUTELA" E DA "PROMOÇÃO HUMANA". Canoa Do Tempo, 10(Nº 2), 01–07. https://doi.org/10.38047/rct.v10.ap.pp1.7

Edição

Seção

Apresentação