Conflitos agrários durante a ditadura militar no Brasil: repertório de leituras, pesquisa de fontes e relatos sobre a escrita de uma história da Amazônia (2014-2019)
DOI:
https://doi.org/10.38047/rct.v17.FC.2025.dd6re.p.1.30Palavras-chave:
Amazônia, Ditadura Militar, Conflitos agráriosResumo
O artigo trata da construção de uma tese sobre os conflitos agrários no Pará durante a ditadura militar, abordando os impactos da modernização autoritária e do capital na Amazônia. Destaca a importância de constituição de um repertório de leituras no campo da sociologia, antropologia e história agrária. Explora a atuação dos governos militares em temas como concentração fundiária e tensões sociais e conflitos agrários na Amazônia com destaque para a atuação do Serviço Nacional de Informações (SNI). Aborda a influência da ditadura e suas políticas de ocupação da região amazônica a partir de documentações disponibilizadas pelo Sistema de Informações do Arquivo Nacional (SIAN). Demonstra como a ditadura militar possuía informações privilegiadas sobre a Amazônia.
Downloads
Referências
ACEVEDO MARÍN, Rosa Elizabeth. Conflitos agrários no Pará. In: FONTES, Edilza Joana Oliveira (Coord.). Contando a história do Pará, V. II: os conflitos e os grandes projetos na Amazônia contemporânea (Século XX). Belém: E. Motion, 2002.
ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de. Antropologia dos archivos da Amazônia. Rio de Janeiro: Casa 8/ Fundação Universidade do Amazonas, 2008.
ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de. Conflito e poder: os conflitos agrários na Amazônia segundo os movimentos camponeses, as instituições religiosas e o Estado (1969-1989). MIMEO, 1989.
ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno. Conflitos no campo e cidadania. In: FAJARDO, Elias. Em julgamento: a violência no campo. Petrópolis: Vozes, FASE, 1988.
DE MESQUITA, Thiago Broni. “Uma estrada revela o mundo”: o SNI e os conflitos pela posse da terra no Pará. 2018. Tese (Doutorado em História) – Programa de Pós-Graduação em História. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
HÉBETTE, Jean (Org.). Cruzando a fronteira: 30 anos de estudo do campesinato na Amazônia (Vol. I, II, III e IV). Belém: EDUFPA, 2004.
HÉBETTE, Jean (Org.). O cerco está se fechando: o impacto do grande capital na Amazônia. Petrópolis: Editora Vozes, 1991.
HÉBETTE, Jean e ACEVEDO MARIN, Rosa. A ligação rodoviária norte-sul: sonhos e realidade. In: HÉBETTE, Jean. Cruzando a fronteira: 30 anos de estudo do campesinato na Amazônia. Belém: EDUFPA, 2004.
IANNI, Octávio. Colonização e contrarreforma agrária na Amazônia. Petrópolis: Vozes, 1979.
IANNI, Octavio. Ditadura e agricultura: o desenvolvimento do capitalismo na Amazônia (1964-1978). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1986.
IANNI, Otávio. A luta pela terra: história social da terra e da luta pela terra numa área da Amazônia. Petrópolis: Vozes, 1981.
LOUREIRO, Violeta Refkalefsky. Amazônia: estado, homem, natureza. Belém: CEJUP, 1992.
MARTINS, José de Souza. Fronteira: a degradação do outro nos confins do humano. São Paulo: Contexto, 2012.
MARTINS, José de Souza. O cativeiro da terra. São Paulo: Editora Contexto, 2010.
PETIT, Pere. Chão de promessas: elites políticas e transformações econômicas no estado do Pará pós-1964. Belém: Paka Tatu, 2003.
PINTO, Lúcio Flávio. Amazônia: no rastro do saque. São Paulo: Hucitec, 1980.
VELHO, Otávio Guilherme. Frentes de expansão e estrutura agrária: estudo do processo de penetração numa área da Transamazônica. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Canoa do TempoEsta obra está licenciada com uma Licença <a rel =" license "href =" http: / /creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ ">