Chamada para publicação-Dossiê: “Os 60 anos do Golpe de 1964 e os impactos da Ditadura na Amazônia”

2024-03-06

A Canoa do Tempo – Revista do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) convida os(as) pesquisadores(as) de todo o país a enviarem artigos inéditos ao dossiê: “Os 60 anos do Golpe de 1964 e os impactos da Ditadura na Amazônia”, organizado pelos professores César Augusto B. Queirós (UFAM), Maura Leal (UNIFAP) e Vitale Joanoni Neto (UFMT).

Transcorridas seis décadas da deflagração do golpe civil-militar de 1964 e vivendo novamente um período no qual o país flerta abertamente com o autoritarismo, revivendo discursos que fazem apologia à ditadura e quando nossas instituições democráticas passaram a ser alvo de constantes ataques, temos a oportunidade de refletir sobre os impactos do golpe de 1964 e da ditadura que se seguiu sobre o país e, particularmente, sobre a região amazônica.

Com este objetivo e com este sentimento, propusemos este dossiê à Revista Canoa do Tempo visando a reunir as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas com o intuito de refletir sobre os impactos da ditadura sobre a chamada Amazônia legal. Neste sentido, pretendemos abordar temas como os impactos da ditadura sobre as populações indígenas e os povos da floresta, as disputas de terra na Amazônia, os impactos dos grandes projetos desenvolvimentistas na região, os intelectuais e a Amazônia, o papel das Comissões da Verdade na região, as disputas pela memória e os usos políticos do passado, bem como temas relacionados à repressão, ao autoritarismo e às formas de resistência. Também serão bem-vindas as contribuições que discutam as dimensões do ensino de História da ditadura. O presente dossiê pretende estender seu alcance não apenas à Amazônia brasileira, mas buscando contribuições que abordem a chamada Amazônia Internacional. Convidamos as pesquisadoras e os pesquisadores da região ou que desenvolvem trabalhos e reflexões sobre o tema a enviar os seus textos.

Prazo para envio dos artigos: 15 de novembro de 2024.

Normas para submissão se encontram no link.

Para mais informações ou esclarecimentos, entre em contato com a gente pelo e-mail: canoadotempo@ufam.edu.br