COMPREENDENDO OS SINTOMAS DA SÍNDROME DE KLINEFELTER.

Autores

  • Thomaz Décio Abdalla Siqueira Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Resumo

RESUMO

A síndrome de Klinefelter (SK) é uma aberração cromossômica numérica, onde o portador é do sexo masculino e apresenta o cariótipo 47, XXY, que às vezes pode levar ao hipogonadismo hipergona-dotrófico, azoospermia e hipodesenvolvimento dos caracteres sexuais secundários. Através do presente estudo, podemos destacar que as síndromes apresentam características peculiares. Porém, com relação ao fenótipo não há uma regra geral, ou seja, um sujeito com a SK não, necessariamente, apresentará todas as características padrão da síndrome. O mecanismo exato que determina a deficiência androgênica não é ainda totalmente conhecido, sendo variável o grau de disfunção das células de Leydig. É uma doença de curso crônico com sérias repercussões sobre o aparelho reprodutor masculino, sendo importante causa de infertilidade em nível mundial. Pode envolver a pessoa em uma rara síndrome com infertilidade, feminização e suas implicações biopsicossociais. Observamos na pesquisa bibliográfica que o tratamento dessa doença é feita com a utilização de testosterona. Os indivíduos portadores podem possuir problemas com a produção desse hormônio, que pode ser reduzida. Na puberdade o hormônio é primordial para a determinação das características sexuais secundárias desses meninos. Esse tratamento com testosterona deve ser controlado periodicamente.

Palavras-Chave: Síndrome de Klinefelter; Psicologia Social; Evolução.

 

Biografia do Autor

Thomaz Décio Abdalla Siqueira, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Professor Associado Nível IV da FEFF;UFAM. Pós-doutorado em Psicologia Social e do Trabalho - USP.

Downloads

Publicado

2019-07-22