A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Autores

  • Karla Pinheiro de Moraes FACULDADE VENDA NOVA DOS IMIGRANTES.

Resumo

RESUMO 

O presente artigo consiste em pesquisa bibliográfica acerca da relevância do lúdico como ferramenta pedagógica no cotidiano da Educação Infantil. O brincar é dimensão essencial à formação e desenvolvimento integral da criança, não sendo uma opção, mas uma necessidade básica. A escola e seus docentes não podem estar alheios à importância que a ludicidade tem na formação da criança, mas devem investir os recursos necessários para viabilizar atividades lúdicas de forma estratégica e eficiente, levando em consideração as especificidades das crianças. Por meio do lúdico as crianças aprendem de forma criativa, prazerosa, contextual e espontânea, desenvolvendo suas habilidades e potencialidades que contribuirão para futuramente se tornarem cidadãos conscientes, críticos e participativos. 

Palavras-Chave: Lúdico. Ferramenta Pedagógica. Educação Infantil.

Biografia do Autor

Karla Pinheiro de Moraes, FACULDADE VENDA NOVA DOS IMIGRANTES.

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

Fonte: Karla Pinheiro de Moraes (2021).

Arquivos adicionais

Publicado

2021-11-01

Edição

Seção

Tese/Dissertação/Monografia