PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO GUEDES DE QUEIROZ.

Autores

  • Tábata Aretha Martins Lima Licenciatura em Educação Física – FEFF/UFAM.
  • Camila Alves De Sá Licenciatura em Educação Física – FEFF/UFAM.
  • Kathya Augusta Thomé Lopes Universidade Federal do Amazonas – UFAM.
  • Minerva Leopoldina de Castro Amorim Universidade Federal do Amazonas – UFAM.

Resumo

RESUMO

O presente trabalho visa relatar a experiência do bolsista do PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, na Escola Municipal Francisco Guedes de Queiroz, desde setembro de 2018 até o presente momento (dezembro de 2018). O programa revela-se de grande importância para a formação dos acadêmicos de licenciatura em Educação Física em virtude da prática da docência ser imprescindível para a qualificação profissional do futuro professor. O estudante tem como desafio conciliar o conteúdo teórico com a prática em virtude do espaço destinado às aulas práticas; manter a atenção dos alunos na aula; incluir todos os alunos durante as aulas. Os resultados evidenciam que é possível conciliar a teoria com a prática, desde que se tenha um planejamento prévio e domínio sobre o conteúdo, juntamente com o domínio sobre a turma. Além disso, a escola possui um plano detalhado de todo o conteúdo que deve ser ministrado ao longo do ano, acabe ao professor criar estratégias para abordar cada um e sem esquecer de levantar questões que venham a contribuir com o desenvolvimento social, motor dos alunos. Os resultados obtidos são percebidos no dia-a-dia dos alunos.

Palavras-chave: atenção; conteúdo; estratégia.

ABSTRACT

This paper aims to report the experience of the scholarship holder of the PEDAGOGICAL RESIDENCE PROGRAM, at the Francisco Guedes de Queiroz Municipal School, from September 2018 to the present time (December 2018). The program is of great importance for the training of undergraduate students in Physical Education because the practice of teaching is essential for the professional qualification of the future teacher. The student has the challenge of reconciling theoretical content with practice due to the space allocated to practical classes; keep students' attention in class; include all students during classes. The results show that it is possible to reconcile theory with practice, as long as there is prior planning and mastery of the content, together with mastery of the class. In addition, the school has a detailed plan of all the content that must be taught throughout the year, it is up to the teacher to create strategies to address each one and without forgetting to raise issues that will contribute to the social development, the motor of the students. The results obtained are perceived in the day-to-day of the students.

Keywords: attention; contents; strategy.

Biografia do Autor

Tábata Aretha Martins Lima, Licenciatura em Educação Física – FEFF/UFAM.

Graduada em Licenciatura em Educação Física – FEFF/UFAM, com pós-graduação Lato Sensu: Ensino de Educação Física e Psicomotricidade – Faculdade Dom Alberto. Email: tabataaretha@gmail.com

Camila Alves De Sá, Licenciatura em Educação Física – FEFF/UFAM.

Graduada em Licenciatura em Educação Física – FEFF/UFAM, com pós-graduação Lato Sensu em andamento: Treinamento Desportivo e Educação Física Escolar – Faculdade Dom Alberto. Email: cdesa306@gmail.com

Kathya Augusta Thomé Lopes, Universidade Federal do Amazonas – UFAM.

Orientadores, docente da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. E-mail dos orientadores: klopes@ufam.edu.br; minervaamorim@ufam.edu.br

Minerva Leopoldina de Castro Amorim, Universidade Federal do Amazonas – UFAM.

Orientadores, docente da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. E-mail dos orientadores: klopes@ufam.edu.br; minervaamorim@ufam.edu.br

Fonte: Tábata Aretha Martins Lima (2021).

Downloads

Publicado

2021-11-01