CRENÇAS IRRACIONAIS E AUTOACEITAÇÃO INCONDICIONAL EM ADOLESCENTES.

Autores

  • Thomaz Décio Abdalla Siqueira Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Nelzo Ronaldo de Paula Cabral Marques Junior Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Resumo

RESUMO 

Foram utilizados os pressupostos teóricos da Terapia Racional-Emotivo-Comportamental (REBT - sigla em inglês) desenvolvida em 1955 por Albert Ellis e apresentada em uma conferência proferida no congresso da American Psychological Association - APA (GRIEGER, 1985). Baseia-se no método de tratamento dos distúrbios emocionais (chamado de ABC) e segue o modelo educacional de aprendizagem cognitiva. Procura tornar as mudanças cognitivas mais duradouras através do estudo do comportamento racional-emotivo da seguinte forma: (a) de como as pessoas desenvolvem e podem superar suas próprias perturbações; (b) do detectar de crenças irracionais; (c) do debater, discriminando e disputando crenças irracionais; (d) do mudar com novos efeitos ou teorias. O modelo terapêutico da REBT é ativo, diretivo e, em grande parte, educacional (ELLIS & DRYDEN, 1987; ELLIS, 1984; WALLEN, DIGIUSEPPE & WESSLER, 1980).

Palavras-Chave: Crenças irracionais, adolescentes, terapia racional-emotivo-comportamental, autoaceitação incondicional.

 

ABSTRACT

IRRATIONAL BELIEFS AND SELF-UNCONDITIONAL ACCEPTANCE IN ADOLESCENTS

The theoretical presuppositions of the Therapy were used Rational-Emotive-Behavior Therapy  (REBT - acronym in English) developed in 1955 by Albert Ellis and presented in a conference uttered in the Congress of American Psychological Association - APA (GRIEGER, 1985). It Bases on the method of treatment of the emotional disturbances (call of ABC) and it follows the educational model of cognitive learning. It tries to turn the more durable cognitive changes through the study of the rational-emotional behavior in the following way: (the) of as the people they develop and they can overcome your own disturbances; (b) of detecting of irrational faiths; (c) of discussing, discriminating and disputing irrational faiths; (d) of changing with new effects or theories. The therapeutic model of REBT is active, directing and, largely, educational (ELLIS & DRYDEN, 1987; ELLIS, 1984; WALLEN, DIGIUSEPPE & WESSLER, 1980).

Key-words: irrational faiths; adolescents, rational-emotiove-behavior therapy; unconditional solemnity-acceptance; educational practices.

 

Biografia do Autor

Thomaz Décio Abdalla Siqueira, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Pós-doutor em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de São Paulo – USP. Doutor em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia Clínica da USP. Professor Associado nível IV da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. E-mail: thomazabdalla@ufam.edu.br

Nelzo Ronaldo de Paula Cabral Marques Junior, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Bacharel em Educação Física – Saúde e Lazer. E-mail: mrmarquesjr@gmail.com

Fonte: Kemel Barbosa (2020).

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Publicado

2021-11-01