RELATÓRIO FINAL DA ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO 2017: OS PROCESSOS PEDAGÓGICOS DAS LUTAS E ARTES MARCIAIS, NUMA NOVA PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM LÚDICA E SÓCIO- EDUCATIVA DENTRO DAS COMUNIDADES DE BAIXA RENDA NO ESTADO DO AMAZONAS.

Autores

  • Thomaz Décio Abdalla Siqueira Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Nelzo Ronaldo de Paula Cabral Marques Junior Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Nathacha Mariano Barbosa Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Isabela Valente de Bessa Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Alex Mousinho Gomes Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Alex Mousinho Gomes Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Roany Mabel de Lima Oliveira Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Resumo

RESUMO

As atividades da pratica da arte marcial jiu-jítsu para crianças e adolescentes teve por objetivo melhorar a concentração, proporcionar autoestima, disciplina e saúde com total segurança. Muito mais do que apenas golpes e posições de lutas, nesta modalidade busca - se fortalecer a relação de amizade entre pais e filhos, fortalecendo as características positivas na personalidade dos praticantes desta arte marcial e possibilitar que as crianças e adolescentes atinjam a maturidade com seus princípios morais e éticos bem definidos para um desempenho pessoal de qualidade como um ser humano com princípios bem estabelecidos socialmente (familiarmente). Sabemos que as crianças de hoje, são possíveis formadores de opiniões de amanhã, um professor adequado (dito ou classificado como bom desempenho) não tem como objetivo formar campeões e sim formar pessoas vitoriosas na vida, isto é: pessoas seguras, determinadas e éticas. Em todas as atividades tentamos sempre manter uma relação muito próxima com a realidade do cotidiano das crianças e adolescentes da Comunidade Monte Sinai no Bairro da Cidade Nova II, na tentativa de prepar as crianças e adolescentes para o futuro com responsabilidade e segurança. A Luta, como um movimento cultural de escala mundial, teve seu por objetivo à busca da união entre os povos, utilizando-se das artes marciais como ferramenta de trabalho para se alcançar uma consciência pacifista, humanitária, democrática, ecológica e cultural. O desenvolvimento do indivíduo é visto a partir de um estilo de vida baseado na alegria do esforço e no respeito pelos cidadãos. Mantemos essa visão da luta suave como uma forma de inclusão social e de certa forma trazer as crianças e adolescentes para vivenciar uma realidade com mais motivação.

Palavras-chave: Educação Física, Cultura Corporal, Psicologia do Esporte.

Biografia do Autor

Thomaz Décio Abdalla Siqueira, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Presidente da Comissão Própria de Avaliação desde 2017.

Nelzo Ronaldo de Paula Cabral Marques Junior, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Bacharel em Educação Física Saúde e Lazer/ FEFF/UFAM.

Fonte: Thomaz Abdalla (2017).

Arquivos adicionais

Publicado

2021-10-11