A IMPORTÂNCIA DO USO DE TECNOLOGIAS NO ACOMPANHAMENTO DO AUTISMO INFANTIL.

Autores

  • Claudia Guerra Monteiro Faculdade de Educação - FACED/ UFAM.
  • Tatiana Lemes de Araújo Batista Especialização em Coordenação Pedagógica, Psicopedagogia, Psicomotricidade, Neuropedagogia, Educação Especial TGD/TEA, Educação Especial TEA, Gestão Escolar Coordenação Pedagógica.
  • Juscelino Kubitschek de Araújo Bacharelado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (1994).
  • Rosemary Rossi Rossi Formada em Pedagogia e Psicologia com Especialização na área de Deficiência Auditiva, Especialização em Avaliação e intervenção em distúrbios da aprendizagem. Pós-Graduação em Gestalt- terapia Infantil, Especialização em Educação Especial e Educação Especial Inclusiva. Formação em Análise do Comportamento Aplicado para o Autismo no contexto escolar.
  • Sanderson Medeiros Coelho Universidade Federal do Amazonas, focado na área de Gestão Pública e aluno do curso de Direito. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Psicologia, Comunicação e Tecnologia (PSICOTEC).
  • Lisandro Mamud Said Teixeira Formado em Administração pela Universidade Federal do Amazonas, focado na área de Gestão Pública. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Psicologia, Comunicação e Tecnologia (PSICOTEC).

Resumo

RESUMO

O eixo principal deste artigo fundamenta-se em analisar o uso de tecnologias como instrumento  lúdico no tratamento do  Transtorno  do  Espectro  Autista  (TEA)  em crianças de 0 a 5 anos. A proposta vai de encontro ao projeto apresentado à Deputada estadual, profa. Terezinha Ruiz através do Dispositivo Autista de Inclusão (DAI), financiado por meio de Emenda da parlamentar. O PROEMEND/2021, da Fundação de Amparo à Pesquisa do estado do Amazonas (FAPEAM), dá amparo legal aos investimentos em pesquisa e inovação no estado. A partir de Silva e de outros teóricos,  buscou-se  compreender  a  importância  de  tratamentos  precoces e individualizados. A criança com TEA possui dificuldades de interação social e de comunicação, sendo necessária a intervenção nos primeiros anos de vida, garantindo assim, maior eficácia. O uso de tecnologias aliadas à prática pedagógica oferece ambientes controlados e seguros, simulando ou auxiliando pais ou responsáveis no desenvolvimento das habilidades da criança com o transtorno.

Palavras-chave: TAE, FAPEAM, PROEMEND, ASD.

ABSTRACT

The main axis of this article is based on analyzing the use of technologies as a playful tool in the treatment of Autistic Spectrum Disorder (ASD) in children aged 0-5 years. The proposal is in line with the project presented to the state deputy, prof. Terezinha Ruiz through the Autistic Inclusion Device (DAI), financed through a Parliamentary Amendment.  PROEMEND/2021,  from  the  Amazonas  State  Research  Support Foundation  (FAPEAM),  provides  legal  support  for  investments  in  research  and innovation in the state. From Silva and other theorists, we sought to understand the importance of early and individualized treatments. Children with ASD have difficulties in social interaction and communication, requiring intervention in the first years of life, thus  ensuring  greater  effectiveness.  The  use  of  technologies  combined  with pedagogical practice offers controlled and safe environments, simulating or helping parents or guardians in the development of the skills of the child with the disorder.

Keywords: TAE, FAPEAM, PROEMEND, ASD.

Biografia do Autor

Claudia Guerra Monteiro, Faculdade de Educação - FACED/ UFAM.

Dra. em Ciências da Comunicação. Mestra em Teoria e Ensino da Comunicação. Professora Titular da Faculdade de Educação. Criou o primeiro mapa tátil do Amazonas, ganhador do Prêmio Samuel Benchimol e a Primeira patente da UFAM.

Tatiana Lemes de Araújo Batista, Especialização em Coordenação Pedagógica, Psicopedagogia, Psicomotricidade, Neuropedagogia, Educação Especial TGD/TEA, Educação Especial TEA, Gestão Escolar Coordenação Pedagógica.

Mestranda em Educação, graduada em Pedagogia Licenciatura Plena pela UEM em 2000. Especialização em Coordenação Pedagógica, Psicopedagogia, Psicomotricidade, Neuropedagogia, Educação Especial TGD/TEA, Educação Especial TEA, Gestão Escolar Coordenação Pedagógica.

Juscelino Kubitschek de Araújo, Bacharelado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (1994).

Possui graduação em Bacharelado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (1994). Foi, em 1996, Assessor Jurídico de Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas. Em Julho de 2000, foi Secretário Geral/Diretor Geral do Tribunal de Justiça do estado do Amazonas. Em Julho de 2004, foi Assessor Jurídico Chefe da Presidência do Tribunal de Justiça do estado do Amazonas. Em Janeiro de 2005, Secretário Geral/Diretor Geral do Tribunal de Justiça do estado do Amazonas.

Rosemary Rossi Rossi, Formada em Pedagogia e Psicologia com Especialização na área de Deficiência Auditiva, Especialização em Avaliação e intervenção em distúrbios da aprendizagem. Pós-Graduação em Gestalt- terapia Infantil, Especialização em Educação Especial e Educação Especial Inclusiva. Formação em Análise do Comportamento Aplicado para o Autismo no contexto escolar.

Formada em Pedagogia e Psicologia com Especialização na área de Deficiência Auditiva, Especialização em Avaliação e intervenção em distúrbios da aprendizagem. Pós-Graduação em Gestalt- terapia Infantil, Especialização em Educação Especial e Educação Especial Inclusiva. Formação em Análise do Comportamento Aplicado para o Autismo no contexto escolar.

Sanderson Medeiros Coelho, Universidade Federal do Amazonas, focado na área de Gestão Pública e aluno do curso de Direito. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Psicologia, Comunicação e Tecnologia (PSICOTEC).

Universidade Federal do Amazonas, focado na área de Gestão Pública e aluno do curso de Direito. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Psicologia, Comunicação e Tecnologia (PSICOTEC).

Lisandro Mamud Said Teixeira, Formado em Administração pela Universidade Federal do Amazonas, focado na área de Gestão Pública. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Psicologia, Comunicação e Tecnologia (PSICOTEC).

Formado em Administração pela Universidade Federal do Amazonas, focado na área de Gestão Pública. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Psicologia, Comunicação e Tecnologia (PSICOTEC).

Fonte: Kydroges (2021).

Downloads

Publicado

2021-10-11