RELATÓRIO FINAL PACE – 00140/2020 FEFF/CPA/UFAM: O DESPERTAR DO IMAGINÁRIO SIMBÓLICO ATRAVÉS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQ) NA PASTORAL INFANTIL NA ZONA SUL.

Autores

  • Nelzo Ronaldo de Paula Cabral Marques Junior Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - FEFF - UFAM.
  • Thomaz Décio Abdalla Siqueira Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - FEFF/UFAM.
  • Sophia Livas de Moraes Almeida Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Resumo

RESUMO:

Os últimos anos têm sido marcados pela ampliação da presença de Histórias em Quadrinhos (HQs) no ambiente escolar, movimento que se manifesta, em especial, no Plano Nacional Biblioteca na Escola (PNBE). A presença das HQs tem criado novos desafios aos educadores, mostrando a necessidade de compreensão da linguagem e mesmo da variedade de obras disponíveis. A ação de extensão procura discutir a inserção das HQs no ambiente católico na pastoral infantil da Paróquia Santíssima Trindade, na zona sul do bairro do Japiim em Manaus. Problematiza a linguagem dos quadrinhos no ensino religiosos, apresentando sugestões de obras e discussões possíveis para ajudar nas dinâmicas dos jogos recreativos com aprendizagens lúdicas. No que concerne ao campo da educação, o movimento de aceitação e incorporação dos quadrinhos foi ainda mais significativo, concentrando-se, em especial, em finais do século XX. De acordo com Waldomiro Vergueiro, tal processo acentuou-se durante a década de 1970 com publicações de quadrinhos com fins educativos, os quais ajudaram a firmar o entendimento de que as HQs podiam ser utilizadas para transmissão de conteúdos escolares. Desde os anos 1980 as análises relativas aos quadrinhos e ao saber histórico têm se ampliado no Brasil, merecendo destaque os trabalhos de Zélia Lopes da Silva, Marco Aurélio Pereira, Sônia Bide Luyten, Waldomiro Vergueiro e Paulo Ramos. As atividades foram realizadas de forma hibridas e remotas através da plataforma do Google Meeting, WhatsApp e também o uso de vídeos do YouTube.

Palavras-chave: História em Quadrinhos; Atividades Lúdicas; Pastoral Infantil; Bem-Estar Social.

 

Fonte: Kemel Barbosa (2021).

Arquivos adicionais

Publicado

2021-08-27