DISPOSITIVO AUTISTA DE INCLUSÃO (D.A.I): Uma pesquisa sobre a importância de estudos neurológicos para a compreensão do universo TEA.

Autores

  • Claudia Guerra Monteiro Faculdade de Educação - FACED/ UFAM.
  • Tatiana Lemes de Araújo Batista
  • Rosemary Rossi
  • Rayla Ferreira Dias Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Amazonas.

Resumo

RESUMO
O presente artigo ganhou força na necessidade de entendimento dos aspectos neurológicos do Transtorno do Espectro Autista (TEA) para a criação de ferramentas de intervenção precoce. Para isso, esse estudo faz uma revisão das causas neurológicas do autismo a partir de estudos de neuroimagem com ênfase nas alterações anatômicas e funcionais das áreas cerebrais afetadas. Sabe-se que o autismo é uma síndrome que compromete diversas áreas do desenvolvimento, portanto, quanto mais se pesquisa sobre as possíveis causas, mais se entende a importância de ter-se uma etiologia comprovada para que a intervenção seja mais eficaz como uma garantia de qualidade de vida de pessoas portadoras de TEA. E atualmente, uma hipótese que vem ganhando muita relevância, é a causa neurológica do autismo. Estudos relatados e revisados aqui apresentam algumas áreas cerebrais alteradas, como o cerebelo, a amígdala, o corpo caloso, tronco cerebral, entre outros, que quando analisadas podem servir como propostas de intervenções para o tratamento e/ou potencialização das terapias de apoio da pessoa com TEA.


Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista. Neurologia. Dispositivo autista de inclusão (D.A.I), neuroimagem.

Biografia do Autor

Claudia Guerra Monteiro, Faculdade de Educação - FACED/ UFAM.

Doutora em Ciência da Comunicação pela Universidade de São Paulo, USP, 2002. Professora titular da
Universidade Federal do Amazonas e diretora do departamento de Políticas Afirmativas;
²Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, especialista em Neuropedagogia e educação
especial.

Tatiana Lemes de Araújo Batista

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, especialista em Neuropedagogia e educação
especial.

Rosemary Rossi

Pedagoga especialista em Educação Especial área de deficiência auditiva e Educação Especial Inclusiva,
psicóloga especialista em Gestalt-terapia e especialista em Gestalt-terapia infantil.

Rayla Ferreira Dias, Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Amazonas.

Acadêmica em Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Amazonas.

Fonte: Kydroges (2021).

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Publicado

2021-08-27