INFÂNCIA, TRABALHO E ESCRAVIDÃO NA OBRA DE ALUÍSIO AZEVEDO.

Autores

  • Jane Antonia Sales Rocha Agassiz Curso de Letras – Língua e Literatura Portuguesa da Universidade Federal do Amazonas.

Resumo

RESUMO

Este trabalho analisa a representação da infância e sua relação com o trabalho e a escravidão na obra O Mulato, de Aluísio de Azevedo. Abordando este tema, conhecendo, pesquisando o conceito sobre o que seria infância, percebemos que era preciso encarar o desafio de buscar e analisar conceitos que permitisse conhecer as populações infantis. Apresentamos como problema neste estudo o fato das crianças serem invisíveis na construção deste país. Porque embora as crianças tenha sua importância no processo de sociabilidade das famílias, elas não aparecem em imagens e nem em registros históricos? A partir desta indagação temos como Objetivo Geral: Analisar a infância, trabalho e escravidão na obra O Mulato de Aluísio de Azevedo. E como objetivos específicos: Pesquisar a trajetória da criança ao longo da história; Estudar quais tipos de trabalhos eram realizados pelos personagens Manuelzinho e Benedito; Verificar qual a forma de tratamento dado as crianças presentes na Obra.


Palavras- Chaves: Infância, Trabalho; escravidão.

Biografia do Autor

Jane Antonia Sales Rocha Agassiz, Curso de Letras – Língua e Literatura Portuguesa da Universidade Federal do Amazonas.

Jane Antonia Sales Rocha, Acadêmica do Curso de Letras – Língua e Literatura Portuguesa da Universidade Federal do Amazonas.

Finalista do Curso de Letras Língua e Literatura Portuguesa pela UFAM, mas também possuo graduação em Serviço Social, Especialista em Linguagem Brasileira de sinais e MBA - Gestão de projetos. Atualmente, além de participar do grupo de pesquisa GREMPLEXA, estou finalizando meu PIBIC, cujo tema é: "O apagamento da clusiva /d/ no morfema -ndo na Fala Manauara”, tendo como orientador o Prof. Dr. Orlando da Silva Azevedo, além de estar me preparando para a próxima seleção de mestrado da UFAM. Peço-lhe a permissão para participar deste lindo projeto, compartilhando conhecimentos por meio dos periódicos da UFAM. Aprender e adquirir experiência publicando minhas produções junto à profissionais de excelência.

Fonte: Kemel Barbosa (2006).

Downloads

Publicado

2021-08-27