RELIGIÃO, DIVERSIDADE E TOLERÂNCIA: Breve apreciação de alguns documentos governamentais em vista de uma educação mais democrática e libertadora.

Autores

  • Claudi Gonçalves da Silva licenciado em Filosofia pelo Instituto Superior de Ensino de Pesqueira (ISEP).

Resumo

RESUMO

A diversidade religiosa, na sociedade brasileira atual, tem sugerido reflexões em várias áreas do conhecimento. Tal fenômeno tem impulsionado diversos pesquisadores a investigar suas causas e consequências com o objetivo de contribuir para uma sociedade mais democrática. Neste sentido, um olhar sobre o lugar da religião na formação do povo brasileiro, especialmente no contexto escolar é o que norteia o presente artigo. Alguns documentos governamentais fundamentam a presente investigação de forma suscinta. O Brasil na sua diversidade cultural e religiosa necessita levar adiante esta discussão a fim de promover maior visibilidade as outras religiões e religiosidades no espaço escolar, em vista de uma educação integral. Formar mentalidades mais abertas, inclusivas e democráticas capazes de superar resquícios colonialistas que ainda refletem na sociedade e nas escolas, causando sofrimento para muitas pessoas que se veem feridas em sua dignidade e identidade religiosa. 

PALAVRAS-CHAVE: Diversidade – Religião – Brasil – Educação – Escola – Paz.

 

ABSTRACT

Religious diversity, in today's Brazilian society, has suggested reflections in several areas of knowledge. This phenomenon has driven several researchers to investigate its causes and consequences in order to contribute to a more democratic society. In this sense, a look at the place of religion in the formation of the Brazilian people, especially in the school context is what guides this article. Some government documents justify this investigation in a succinct way. Brazil in its cultural and religious diversity needs to carry on this discussion in order to promote greater visibility to other religions and religiosities in the school space, in view of an integral education. To form more open, inclusive and democratic mentalities capable of overcoming colonialist remnants that still reflect in society and in schools, causing suffering for many people who are injured in their dignity and religious identity.

KEYWORDS: Diversity - Religion - Brazil - Education - School - Peace.

Biografia do Autor

Claudi Gonçalves da Silva, licenciado em Filosofia pelo Instituto Superior de Ensino de Pesqueira (ISEP).

Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP); Especialista em Gestão e Organização da Escola pela Universidade Pitágoras (UNOPAR); licenciado em Filosofia pelo Instituto Superior de Ensino de Pesqueira (ISEP); Teólogo pela Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Olinda e Recife (IFTAOR).

Fonte: Claudi Gonçalves da Silva (2021).

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Publicado

2021-04-25