A EDUCAÇÃO EM SAÚDE DOS AGENTES INDÍGENAS NO ALTO RIO SOLIMÕES, NO AMAZONAS: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E ECOSSISTEMAS COMUNICACIONAIS.

Autores

  • Cláudia Guerra Monteiro Monteiro Faculdade de Educação - FACED/ UFAM.
  • Francisco Queiroz Francisco Queiroz Programa de Qualificação de Agentes Indígenas de Saúde e de Saneamento (AIS/AISAN).
  • Janayla B. Almeida de Oliveira Programa de Qualificação de Agentes Indígenas de Saúde e de Saneamento (AIS/AISAN).
  • Maria de Nazaré de Lima Ramos Faculdade de Educação - FACED/ UFAM.
  • Carolina Guerra Monteiro Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Resumo

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo relatara experiência da execução do Programa de Qualificação de Agentes Indígenas de Saúde e de Saneamento (AIS/AISAN) e o difícil caminho percorrido no processo de formação dos indígenas no Estado do Amazonas, sob a ótica dos ecossistemas comunicacionais realizado no período de fevereiro de 2018 a março de 2019, no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do Alto Rio Solimões. Refletiu-se sobre os desafios encontrados em relação ao processo de Formação em Saúde Indígena, dos problemas de logística, dos princípios e diretrizes delineados pelo programa.

Palavras-chave: Programa de Qualificação de Agentes Indígenas de Saúde; Agentes Indígenas de Saneamento; Secretaria Especial de Saúde Indígena; Educação Permanente em Saúde.

Biografia do Autor

Francisco Queiroz Francisco Queiroz, Programa de Qualificação de Agentes Indígenas de Saúde e de Saneamento (AIS/AISAN).

Programa de Qualificação de Agentes Indígenas de Saúde e de Saneamento (AIS/AISAN.

Janayla B. Almeida de Oliveira, Programa de Qualificação de Agentes Indígenas de Saúde e de Saneamento (AIS/AISAN).

Programa de Qualificação de Agentes Indígenas de Saúde e de Saneamento (AIS/AISAN).

Fonte: Kydroges (2021).

Downloads

Publicado

2021-04-12