UM ESTUDO DA DIFUSÃO DA DOENÇA CORONAVÍRUS (COVID- 19) EM MANAUS: DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM NAS REDES SOCIAIS.

Autores

  • Thomaz Décio Abdalla Siqueira Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas.
  • Osvaldo Tavares Viana Júnior Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Nelzo Ronaldo de Paula Cabral Marques Junior Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas.
  • Sophia Livas de Moraes Almeida Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas.

Resumo

RESUMO

Instruir a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Amazonas – UFAM e a sociedade civil as medidas de enfrentamento do COVID- 19, através de informações do Ministério da Saúde, incluindo as condutas científicas internacionais no combate desta doença (acho que esse primeiro período não cabe aqui, no início). Sabemos que o assunto do coronavírus afeta as relações sociais e interpessoais entre indivíduos sadios e as pessoas contaminadas. Aprender a respeitar o isolamento social, que na realidade é um distanciamento social, com o compromisso intrínseco da pessoa em não contaminar seu semelhante, considerando a maneira de retribuir as informações obtidas, através de condutas comportamentais efetivas para evitar a contaminação em massa. Nesse sentido, a informação pode facilitar os trabalhos orientados pelo Ministério da Saúde e nada melhor do que usar os canais de divulgações da Comissão Própria de Avaliação – CPA, como uma forma de conectar com a sociedade civil e universitária. Iremos usar as informações da World Health Organization – WHO através das informações pontuais em inglês e faremos as publicações em boletins informativos nos sites na nossa língua vernácula (português). Do mesmo modo, iremos acompanhar as informações do Centers for Disease Control and Prevention (CDC). O Ministério da Saúde informa e atualiza instantemente informações complementares e atuais do site, e os membros da CPA irão seguir e acompanhar as informações do site do Ministério da Saúde através dos links disponíveis em sites.

Palavras-chave: Comissão Própria de Avaliação; Ministério da Saúde, World Health Organization.

Biografia do Autor

Thomaz Décio Abdalla Siqueira, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas.

Professor Titular, Classe E.

Osvaldo Tavares Viana Júnior, Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Técnico Adminstrativo do CETIC/UFAM. Membro da CPA.

Nelzo Ronaldo de Paula Cabral Marques Junior, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas.

Membro da CPA/UFAM/FEFF.

Sophia Livas de Moraes Almeida, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas.

Membro da CPA/UFAM/FEFF.

Fonte: Kemel Barbosa (2020).

Arquivos adicionais

Publicado

2020-11-15

Edição

Seção

Relato de Experiência