A CIRANDA: ensino-aprendizagem na educação física escolar no município de Manacapuru/AM.

Autores

  • Jameson Solimões da Silva Professor de Educação Física do Município de Manacapuru.
  • Carmen Silvia da Silva Martini

Resumo

RESUMO

A dança é uma linguagem corporal que possibilita o homem se comunicar, simbolizar seu estado de espírito, suas emoções e suas características culturais, além de permitir o desenvolvimento de ordem psicológica, sociológica e motora. A Educação Física escolar deve incluir nas suas aulas os aspectos da cultura regional e a dança ciranda é uma manifestação com grande valor no processo cultural e na cultura corporal. O objetivo do estudo foi verificar no plano anual das aulas de educação física escolar se a dança ciranda está presente como conteúdo de ensino-aprendizagem, no 6° ano do ensino fundamental II, na rede municipal de ensino do município de Manacapuru/AM. Este é um estudo descritivo com uma abordagem qualitativa e quantitativa, autorizado pela SEMED/Manacapuru/AM. A população foi composta por oito (8) escolas, excluídas sete (7) conforme os critérios de exclusão. Dentre as escolas analisadas, consta que somente uma escola, apresenta a dança ciranda como conteúdo de processo ensino-aprendizagem, constatamos também que a dança é enfatizada antes e durante o período do festival de cirandas. A única que oferece o 6º ano do ensino fundamental II no município de Manacapuru/AM insere a dança ciranda como processo ensino-aprendizagem, possibilitando o desenvolvimento das capacidades físicas e habilidades motoras aprimoradas das crianças, à medida que este elemento promove a vivência, seja no âmbito da escola ou fora dela, bem como auxilia no desenvolvimento da cultura corporal de movimento pelas manifestações culturais.

 

Palavras-Chave: Educação Física, Cultura Popular, Dança.

 

ABSTRACT

Dance is body language that enables man to communicate, symbolize your mood, emotions, and cultural characteristics, as well as allowing a development of psychological, sociological and motor. The Physical Education should include in their classrooms aspects of regional culture and dance the funky chicken, is a manifestation with great cultural value in the process and culture body. The present study aimed to determine the annual plan of physical education classes if the school dance sieve is present as teaching-learning content, II in elementary school (6th grade), the municipal schools of the municipality of Manacapuru / AM. This is a descriptive study with a qualitative and quantitative approach, accepted by SEMED/ Manacapuru/AM. The population was composed of eight (8) schools, excluded seven (7) as exclusion criteria. In the results we observed that only the Municipal School offers the 6th. II year of elementary school, which is housed in the annual dance ciranda as content teaching-learning process, and that dance is emphasized before and during the festival turnstiles. The only school in the municipality of Manacapuru/AM, inserts dance the funky chicken as teaching-learning process, enabling the development of physical and motor skills of children improved, as this element promotes experience, either within or outside the school, as well as assists in the development of physical culture movement for cultural events.

 

Keywords: Physical Education, Popular Culture, Dancyng.



































































A dança é uma linguagem corporal que possibilita o homem se comunicar, simbolizar seu estado de espírito, suas emoções e suas características culturais, além de permitir o desenvolvimento de ordem psicológica, sociológica e motora. A Educação Física escolar deve incluir nas suas aulas os aspectos da cultura regional e a dança ciranda é uma manifestação com grande valor no processo cultural e na cultura corporal. O objetivo do estudo foi verificar no plano anual das aulas de educação física escolar se a dança ciranda está presente como conteúdo de ensino-aprendizagem, no 6° ano do ensino fundamental II, na rede municipal de ensino do município de Manacapuru/AM. Este é um estudo descritivo com uma abordagem qualitativa e quantitativa, autorizado pela SEMED/Manacapuru/AM. A população foi composta por oito (8) escolas, excluídas sete (7) conforme os critérios de exclusão. Dentre as escolas analisadas, consta que somente uma escola, apresenta a dança ciranda como conteúdo de processo ensino-aprendizagem, constatamos também que a dança é enfatizada antes e durante o período do festival de cirandas. A única que oferece o 6º ano do ensino fundamental II no município de Manacapuru/AM insere a dança ciranda como processo ensino-aprendizagem, possibilitando o desenvolvimento das capacidades físicas e habilidades motoras aprimoradas das crianças, à medida que este elemento promove a vivência, seja no âmbito da escola ou fora dela, bem como auxilia no desenvolvimento da cultura corporal de movimento pelas manifestações culturais.

 

Palavras-Chave: Educação Física, Cultura Popular, Dança

 

Abstract

Dance is body language that enables man to communicate, symbolize your mood, emotions, and cultural characteristics, as well as allowing a development of psychological, sociological and motor. The Physical Education should include in their classrooms aspects of regional culture and dance the funky chicken, is a manifestation with great cultural value in the process and culture body. The present study aimed to determine the annual plan of physical education classes if the school dance sieve is present as teaching-learning content, II in elementary school (6th grade), the municipal schools of the municipality of Manacapuru / AM. This is a descriptive study with a qualitative and quantitative approach, accepted by SEMED/ Manacapuru/AM. The population was composed of eight (8) schools, excluded seven (7) as exclusion criteria. In the results we observed that only the Municipal School offers the 6th. II year of elementary school, which is housed in the annual dance ciranda as content teaching-learning process, and that dance is emphasized before and during the festival turnstiles. The only school in the municipality of Manacapuru/AM, inserts dance the funky chicken as teaching-learning process, enabling the development of physical and motor skills of children improved, as this element promotes experience, either within or outside the school, as well as assists in the development of physical culture movement for cultural events.

Keywords: Physical Education, Popular Culture, Dancyng.

Biografia do Autor

Jameson Solimões da Silva, Professor de Educação Física do Município de Manacapuru.

Professor de Educação Física do Município de Manacapuru.

Carmen Silvia da Silva Martini

2Professora Doutora e Coordenadora do Laboratório de Estudos em Neurociências e Comportamento da Fisioterapia da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas, email: carmenmartini46@ufam.edu.br

Fonte: Kemel Barbosa (2020).

Downloads

Publicado

2020-11-15

Edição

Seção

Artigo Original