A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOB UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO - CRÍTICA: um diálogo inevitável.

Autores

  • Vanessa Raquel Silvestre Miglioranza Educadora do SESI - Itacoatiara - Amazonas.

Resumo

RESUMO

A necessidade de uma reflexão e diálogo acerca da institucionalização de parâmetros norteadores para a Educação de Jovens e Adultos – EJA, que atendam assertivamente o processo de ensinar e aprender estabelecidos nas relações entre professor, aluno, escola e sistema tem demandado leituras e estudos que resgatem desde da humanização do ato de educar à formação dos profissionais da educação que atendem este público.  A pedagogia histórico é assertiva quando diante do contexto excludente vivenciado pelos estudantes que não puderam concluir seus estudos em tempo hábil, utiliza os conhecimentos prévios construídos ao longo dos tempos, cultura e socialmente, como ferramenta, tanto para o educando que já está dentro do processo quanto para àqueles que o irão realizar, no decorrer dos tempos vindouros. Conceber novas metodologias que solucionem ou minimizem o nível entre as modalidades de ensino promovendo equidade na oferta da educação.

Palavras – Chave: Educação de Jovens e Adultos, Pedagogia Histórico-Crítica, Currículo.

 

ABSTRACT

The need for reflection and dialogue about the institutionalization of guiding parameters for Youth and Adult Education - EJA, which assertively attend the process of teaching and learning established in the relationships between teacher, student, school and system has demanded readings and studies that rescue from the humanization of the act of educating to the training of education professionals who serve this audience. Historical pedagogy is assertive when faced with the exclusionary context experienced by students who could not finish their studies in a timely manner, it uses previous knowledge built over time, culture and socially, as a tool, both for the student who is already in the process as for those who will accomplish it, in the course of time to come. Conceive new methodologies that solve or minimize the level between the teaching modalities promoting equity in the education offer.

Keywords: Youth and Adult Education, Historical-Critical Pedagogy, Curriculum.

Biografia do Autor

Vanessa Raquel Silvestre Miglioranza, Educadora do SESI - Itacoatiara - Amazonas.

Educadora do SESI - Itacoatiara - Amazonas.

Fonte: Kemel Barbosa (2020).

Downloads

Publicado

2020-11-15

Edição

Seção

Artigo Original