DIFICULDADES MOTORAS E DE MEMORIZAÇÃO NA ADULTEZ AVANÇADA

Autores

  • Sarah Kethelen Guimarães dos Santos AMEGAM - UFAM
  • Thomaz Décio Abdalla Siqueira UFAM

Palavras-chave:

Gerontologia, Envelhecimento, Educação Fisica Gerontológica, Atividade Fisica e Saúde

Resumo

Os processos de construção do conhecimento e da aprendizagem nos adultossão menos investigados, porque a idade adulta tem sido tradicionalmente encarada comoum período de estabilidade e de ausência de mudanças. Mas, atualmente, já é vistacomo uma etapa importante do desenvolvimento humano, com características definidasem função dos fatores culturais. Nesse âmbito muitos pesquisadores afirmam que noenvelhecimento se tem uma diminuição da capacidade cognitiva como, por exemplo, noprocessamento da informação, em atividades relacionadas com a atenção, aaprendizagem e a memória. Muitos estudos (Ricci et al, 2005, Teixeira, 2006, Mazo etal, 2007, Silva et al, 2008, Ruwer et al, 2005 e Rosa et al, 2003) dão ênfase ao declíniode desempenho devido ao envelhecimento, à redução nas capacidades fisiológicas dosidosos e as dificuldades da vida diária dos idosos, porém, pouco se fala sobre apreservação das capacidades funcionais e da coordenação motora dos idosos, que é umdos fatores fundamentais para uma vida diária normal. Na velhice a dificuldade derealizar tarefas fica evidente, o mundo torna-se uma ameaça para o idoso.Palavras – chave: adultez avançada, envelhecimento, memória, dificuldade motora

Downloads