RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO.

Autores

  • Maria Tereza dos Santos Pontes Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Kemel José Fonseca Barbosa Barbosa Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Thomaz Décio Abdalla Siqueira Universidade Federal do Amazonas - UFAM - Comissão Própria de Avaliação - CPA.

Resumo

RESUMO 

Este trabalho tem como finalidade relatar as experiências das observações e as práticas decorrentes durante o Estágio Supervisionado em Educação Física. Totalizando 420 horas da disciplina que tem por objetivo exteriorizar o aprendizado acadêmico fora dos limites da instituição de ensino. É o espaço onde o discente irá desenvolver seus conhecimentos junto às escolas públicas e estaduais locais, onde podemos atuar como professores e vivenciar o cotidiano escolar. Durante o estágio procuramos esclarecer como o professor constrói a sua prática desde sua formação e sua atuação docente, ali pude entender que o professor de educação física é também um educador, e desta forma podemos construir a prática pedagógica contínua relacionando com a realidade escolar, por isso, este momento oportuniza experiência a nós futuros educadores. Os processos educativos são muito complexos, e não se definem por uma única variável, pois o âmbito educacional se faz repleto de condicionantes. Neste sentido, a prática pedagógica se configura na interação de todos os elementos que nela intervêm (ZABALA, 1998). Então no dia a dia da escola pude ver que no processo educacional o professor é aquele que faz a mediação das relações educativas e pode transformar a realidade escolar em uma nova perspectiva. Freire (2007) mostra que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção, e nas condições de verdadeira aprendizagem o educando vai se transformando em real sujeito da construção e da reconstrução do saber ensinado, ao lado do educador, igualmente sujeito do processo. 

Palavras-chave: Educação Física, Estágio Supervisionado, Educador.

Biografia do Autor

Thomaz Décio Abdalla Siqueira, Universidade Federal do Amazonas - UFAM - Comissão Própria de Avaliação - CPA.

Professor Titular, Classe E.

Fonte: Nelzo Ronaldo Marques Jr. (2020).

Arquivos adicionais

Publicado

2020-07-09