CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Autores

  • Clenilton Martins Faria Ciências da Educação pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC).
  • Ronaldo Carlos de Oliveira Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Resumo

RESUMO 

A formação do docente não se esgota no curso de graduação, mas se estende por intermédio da formação continuada, ou formação permanente como também é conhecida. Nesta direção, os marcos normativos que estabelecem a formação continuada como um direito do professor e dever do estado no Brasil são a Constituição Federal de 1988 (CF 88) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96 (LDB 9394/96). Dentro desta perspectiva o presente estudo tem como objetivo investigar a importância da formação continuada para o exercício profissional do professor na educação básica. O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica com base na leitura de livros, dissertações, artigos e demais publicações ligadas ao tema disponíveis no Google Acadêmico, Sciello, BVS Psi, PEPSIC, busca integrada da USP e Biblioteca Virtual da UNISA. Com base na realização deste estudo, constatou-se que a formação continuada contribui para o exercício profissional do professor na educação básica pois, fomenta o desenvolvimento pessoal e profissional, incentiva a autonomia e prática crítico – reflexiva, possibilita a aquisição de novas habilidades e competências profissionais, promove melhorias na qualidade do ensino ofertado em sala de aula, possibilita o compartilhamento coletivo de resolução de problemas e processos metodológicos, aumenta a motivação e o engajamento, e dentre outras contribuições, promove significativas transformações na prática educativa do professor.

Palavras-chave: Escola. Docente. Capacitação continuada. Educação básica.

 

ABSTRACT

Teacher training is not limited to the undergraduate course, but extends through continuing education, or ongoing training as it is also known. In this sense, the normative frameworks that establish continuing education as a right of the teacher and a duty of the state in Brazil are the Federal Constitution of 1988 (CF 88) and the Law of Directives and Bases of Education 9394/96 (LDB 9394/96). Within this perspective, this study aims to investigate the importance of continuing education for the professional exercise of teachers in basic education. The method used was bibliographic research based on reading books, dissertations, articles and other publications related to the topic available on Google Scholar, Sciello, VHL Psi, PEPSIC, USP integrated search and UNISA Virtual Library. Based on the realization of this study it was found that continuing education contributes to the professional exercise of teachers in basic education because it promotes personal and professional development, encourages autonomy and critical - reflective practice, enables the acquisition of new professional skills and competences, promotes improvements in the quality of teaching offered in the classroom, enables the collective sharing of problem solving and methodological processes, increases motivation and engagement, and among other contributions, promotes significant changes in the teacher's educational practice.

Keywords: School. Teacher. Continued training. Basic education.

Biografia do Autor

Clenilton Martins Faria, Ciências da Educação pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC).

Graduado em Psicologia pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE). Especialista em Psicologia Social pela Universidade Santo Amaro (UNISA). Especialista em Psicologia da Saúde pela Faculdade Cidade Verde (FCV). Mestrando em Ciências da Educação pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC).

E-mail: cleniltonfaria@hotmail.com

Ronaldo Carlos de Oliveira, Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

E-mail: rcoliveira48@hotmail.com

 

Fonte: Kemel Barbosa (2020).

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Publicado

2020-07-09