REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE E OS NOVOS RUMOS DA EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE.

Autores

  • Polyana Milena Barros Navegante Universidade Federal do Amazonas - UFAM - Comissão Própria de Avaliação - CPA.
  • Thomaz Décio Abdalla Siqueira Universidade Federal do Amazonas - UFAM - Comissão Própria de Avaliação - CPA.

Resumo

RESUMO

O artigo versa sobre a necessidade de refletirmos a formação docente e os novos rumos da educação na contemporaneidade, apresentando os resultados de uma pesquisa realizada com professores de uma escola Municipal de Manaus, compreendendo os desafios enfrentados pelos educadores na busca por qualificação profissional. Este estudo teve como objetivo refletir sobre a importância da formação do professor frente aos constantes desafios. Para analisar os resultados da pesquisa, foram utilizados métodos da abordagem qualitativa, coletados por meio de um questionário que posteriormente foram analisados sistematicamente pelos pesquisadores. Os resultados deste estudo apontam para necessidade de formação continua, efetiva e repleta de estratégias criativas, audaciosas que possibilitam aos docentes encararem as exigências do mundo tecnológico. Portanto, o fazer pedagógico precisa ser realizado por meio de um processo reflexivo que possibilite mudanças nos docentes em que estejam preparados para se reinventarem e avaliarem criticamente suas práticas, identificando quais saberes são necessários para um fazer pedagógico inovador e ao mesmo tempo humano.

Palavras-Chave: Reflexão. Fazer docente, Formação. Educação.

 

ABSTRACT

The article deals with the need to reflect the teacher education and the new directions of education in contemporary times, presenting the results of a research carried out with teachers of a Manaus Municipal School, understanding the challenges faced by educators in the search for professional qualification. This study aimed to reflect on the importance of teacher education in the face of constant challenges. To analyze the research results, qualitative approach methods were used, collected through a questionnaire that were systematically analyzed by the researchers. The results of this study point to the need for continuous training, effective and full of creative, bold strategies that enable teachers to face the demands of the technological world. Therefore, the pedagogical practice needs to be accomplished through a reflexive process that allows changes in the teachers in which they are prepared to reinvent themselves and critically evaluate their practices, identifying which knowledge is necessary for an innovative and at the same time human pedagogical practice. 

Key words: Reflection. Teaching, Training. Education.

Biografia do Autor

Polyana Milena Barros Navegante, Universidade Federal do Amazonas - UFAM - Comissão Própria de Avaliação - CPA.

Membro Representante da Sociedade Civil da Comissão Própria de Avaliação - CPA da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Thomaz Décio Abdalla Siqueira, Universidade Federal do Amazonas - UFAM - Comissão Própria de Avaliação - CPA.

P1050102.JPG

Fonte: Siqueira (2003).

Downloads

Publicado

2020-05-03