SAÚDE E EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Autores

  • Clenilton Martins Faria Educação pela Universidade Tecnológica Intercontinental (UTIC).

Resumo

RESUMO


A escola, que tem como missão primordial desenvolver processos de ensino-aprendizagem pode tornar-se locus para ações de promoção da saúde. Neste sentido o Programa Saúde na Escola (PSE) é uma política intersetorial, sendo resultado da parceria entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação, com a finalidade de ampliar as ações de saúde aos alunos da rede pública com vistas à formação integral dos estudantes da Educação Básica. Deste modo este estudo tem como objetivo analisar as contribuições do Programa Saúde na Escola para os alunos e professores da educação básica. O método utilizado será a pesquisa bibliográfica, com base na leitura de livros, dissertações, artigos, e demais publicações ligadas ao tema, disponíveis no banco de dados dos principais sites de pesquisa acadêmica, a saber: Google Acadêmico, Sciello, BVS Psi, PEPSIC, Busca Integrada da USP e Biblioteca Virtual da UNISA. Com base na realização deste estudo foi possível compreender que por intermédio de suas ações o PSE contribui para promoção da saúde e qualidade de vida dos alunos e professores na educação básica, pois reforça a prevenção de agravos à saúde, articula as ações da rede pública de saúde com as ações da rede pública de educação básica, otimiza a utilização dos espaços, equipamentos e recursos disponíveis no território de abrangência onde a escola está situada; fortalece o enfrentamento das vulnerabilidades, no campo da saúde, que possam comprometer o pleno desenvolvimento escolar dos alunos e se mostra como uma importante ferramenta de transformação social capaz de auxiliar a comunidade acadêmica na construção de projetos articulados com as demais políticas públicas, para a superação dos agravos de saúde e demais problemas vivenciados no decorrer de todo processo educativo.
Palavras – Chave: Saúde. Educação. Ensino- aprendizagem. PSE.
1 Mestrando em Ciências da Educação pela Universidade Tecnológica Intercontinental (UTIC). Especialista em Psicologia Social pela Universidade Santo Amaro (UNISA). Especialista em Psicologia da Saúde pela Faculdade Cidade Verde (FCV). Graduado em Psicologia pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE). E-mail: cleniltonfaria@hotmail.com

ABSTRACT
The school, which has as its primary mission to develop the teaching-learning processes can become a locus for health promotion actions. In this sense, the Health at School Program (PSE) is an intersectoral policy, being the result of a partnership between the Ministry of Health and the Ministry of Education, with the aim of expanding health actions to students of public network with a view to the integral formation of students of Basic Education. Thus this study aims to analyze the contributions of the Health at School Program for students and teachers of basic education. The method used is the bibliographical research, based on the reading of books, dissertations, articles, and other publications related to the theme, available in the database of the main sites of academic research, namely: Google Scholar, Sciello, BVS Psi, PEPSIC, integrated search of USP and Virtual Library of UNISA. Based on this study, it was possible to understand that through their actions the PSE contributes to promoting health and quality of life of students and teachers in basic education, since it reinforces the prevention of health aggravations, articulates the actions of the public health network with the actions of the public network of basic education, optimizes the use of spaces, equipment and resources available on the territory of coverage where the school is located; strengthens the confrontation of vulnerabilities in the health field, which may undermine the full development of school pupils and shows himself as an important tool for social transformation able to assist the academic community in building projects articulated with other public policies, to the overcoming of the notifiable diseases and other health problems experienced in the course of the whole educational process.


Keyword: Health. Education. Teaching-learning. PSE.

Biografia do Autor

Clenilton Martins Faria, Educação pela Universidade Tecnológica Intercontinental (UTIC).

Mestrando em Ciências da Educação pela Universidade Tecnológica Intercontinental (UTIC). Especialista em Psicologia Social pela Universidade Santo Amaro (UNISA). Especialista em Psicologia da Saúde pela Faculdade Cidade Verde (FCV). Graduado em Psicologia pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE). E-mail: cleniltonfaria@hotmail.com

Fonte: Kemel Barbosa (2020).

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Publicado

2020-04-13