CONTRIBUIÇÕES DA AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA CONTRIBUCIONES DE LA AFECTIVIDAD EN LA RELACIÓN PROFESOR ALUMNO EN EDUCACIÓN BÁSICA: UNA INVESTIGACIÓN BIBLIOGRÁFICA.

Autores

  • Clenilton Martins Faria Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE).

Resumo

RESUMO
A educação está inserida no cotidiano de um indivíduo, fazendo parte de uma relação que se estabelece na veiculação de informações, valores e atitudes de modo a construir uma percepção sobre o meio, contribuindo para a sociedade em que está inserido. Nesta direção, a Educação Formal engloba toda uma estrutura sistemática de ensino disposto em ambientes escolares onde se transmite a informação de modo organizado e sistemático. Neste contexto a afetividade assume a sua relevância e constitui-se como um instrumento facilitador frente ao processo ensino aprendizagem na relação professor aluno. Deste modo, este estudo tem como objetivo: investigar as contribuições da afetividade na relação professor aluno na educação básica. O método utilizado será a pesquisa bibliográfica, com base na leitura de livros, dissertações, artigos, e demais publicações ligadas ao tema, disponíveis no banco de dados dos principais sites de pesquisa acadêmica, a saber: Google Acadêmico, Sciello, BVS Psi, PEPSIC, Busca Integrada da USP e Biblioteca Virtual da UNISA. Com base na realização deste estudo foi possível compreender que a afetividade em sala de aula proporciona a criação de um espaço onde alunos e professores sintam-se seguros, respeitados, confiantes, solidários e generosos.


Palavras – Chave: Educação Formal. Ensino Aprendizagem. Afetividade.


RESUMEN

La educación se inserta en la vida cotidiana de un individuo, parte de una relación que se establece en la difusión de la información, valores y actitudes con el fin de construir una percepción sobre el medio ambiente, contribuyendo a la sociedad en la que se inserta. En este sentido, la educación formal abarca toda una estructura sistemática de educación disposiciones en el entorno escolar, donde transmite la información de manera organizada y sistemática. En este contexto, la afectividad asume su pertinencia y se constituye como un instrumento de facilitación frente al proceso de enseñanza-aprendizaje en la relación profesor alumno. Por tanto, este estudio tiene como objetivo: investigar las contribuciones de afectividad en la relación profesor alumno en la educación básica. El método utilizado es la investigación bibliográfica, basada en la lectura de libros, tesis, artículos y otras publicaciones relacionadas con el tema, disponibles en la base de datos de los principales sitios de investigación académica, a saber: Google Scholar, Sciello, BVS Psi, PEPSIC, búsqueda integrada de la USP y Biblioteca Virtual de UNISA. Sobre la base de este estudio, es posible comprender que la afectividad en el aula ofrece la posibilidad de crear un espacio donde los estudiantes y los profesores se sienten seguros, respetados, seguro, solidario y generoso.

Palabras clave: Educación Formal. Enseñanza Aprendizaje. Afectividad.

 

 

Biografia do Autor

Clenilton Martins Faria, Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE).

Mestrando em Ciências da Educação pela Universidade Tecnológica Intercontinental (UTIC). Especialista em Psicologia Social pela Universidade Santo Amaro (UNISA). Especialista em Psicologia da Saúde pela Faculdade Cidade Verde (FCV). Graduado em Psicologia pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE).
E-mail: cleniltonfaria@hotmail.com

UFAM

Downloads

Publicado

2020-04-08