O POSICIONAMENTO DOS JOGADORES EM ESPORTES COETIVOS DE INVASÃO: Características e semelhanças dos atacantes no sistema de ataque posicional.

Autores

  • Camila Alves de Sá Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Walcymar Souza Aleixo de Moura Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Resumo

Resumo

Os sistemas numéricos de jogo no ataque posicional têm como meta principal a melhoraria da distribuição dos jogadores no ataque, visando uma melhor ocupação dos espaços livres durante as ações em conjunto. É inequívoco afirmar a especificidade dos esportes coletivos de invasão, porém são axiomáticas as semelhanças existentes não apenas na nomenclatura de seus jogadores atacantes, mas principalmente nas funções estabelecidas e exercidas no interior do sistema posicional de ataque, existindo uma relação entre jogadores de esportes coletivos de invasão e suas posições específicas.

Palavras-chave: esporte escolar; esporte coletivo; ataque posicional.


Abstract


Numerical game systems in positional attack have as main goal to improve the distribution of players in attack, aiming at a better occupation of free spaces during joint actions. It is unequivocal to affirm the specificity of collective invasion sports, but the similarities existing not only in the naming of their attacking players are axiomatic, but mainly in the established functions and exercised within the system positional attack, there is a relationship between collective invasion sports players and their specific positions.

Key words: school sport; collective sport; positional attack.

Biografia do Autor

Camila Alves de Sá, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Acadêmica de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Amazonas, Brasil

Walcymar Souza Aleixo de Moura, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Professor Doutor, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas, Brasil

Downloads

Publicado

2020-04-08