NÍVEL DE ATENÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II.

Autores

  • Tábata Aretha Martins Lima Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Minerva Leopoldina de Castro Amorim Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Kathya Augusta Thomé Lopes Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Resumo

Resumo

A atenção se encontra intimamente ligada ao processamento de informação e ao aprendizado que temos ao longo da vida. Sendo fundamental durante a fase escolar para a aquisição de informações, gestos motores e rendimento. Objetivo: Avaliar o nível de atenção dos alunos do ensino fundamental II de uma Escola da rede pública municipal de ensino, localizada na zona leste da cidade de Manaus-AM. Metodologia: A amostra foi composta por 66 alunos que são atendidos pelos bolsistas do Programa Residência Pedagógica (PRP), Subprojeto: Educação Física. O instrumento aplicado foi oTeste de AtençãoConcentrada de Toulouse Pierón. Resultado: Quando comparado entre os sexos e a idade (mais velhos e mais novos), os meninos mais velhos apresentaram um nível de atenção mais elevado. Conclusão: Os alunos com nível de atenção mais baixo possuem dificuldade em manter a sua atenção seletiva.
Palavras Chaves: Atenção, alunos, Processamento da informação.


LEVEL OF ATTENTION IN PHYSICAL EDUCATION CLASSES OF ELEMENTARY SCHOOL II STUDENTS


Abstract

Attention is closely linked to information processing and lifelong learning. Being fundamental during the school phase for the acquisition of information, motor gestures and performance. Objective: To evaluate the level of attention of elementary school students from a public school system located in the east of Manaus-AM. Methodology: The sample will be composed of 66 students who areassisted by the scholars of the Pedagogical Residence Program (PRP), Subproject: Physical Education. The instrument applied was the Toulouse Pierón concentrated attention test. Result: When compared between sexes and age (older and younger), older boys have a higher level of attention.Conclusion: Students with lower attention levels have difficulty maintaining selective attention. Keywords:Attention, students, InformationProcessing

Biografia do Autor

Tábata Aretha Martins Lima, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM

tabataaretha@gmail.com – (92) 98853-5327

Portal da UFAM.

Downloads

Publicado

2020-04-08