SAÚDE NA ÓTICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

Autores

  • Lívio Rodrigo Limeira Pereira Licenciado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física e Fisioterapia UFAM.
  • Minerva Leopoldina de Castro Amorim Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Kathya Augusta Thome Lopes Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Resumo

Resumo

Ao longo dos anos, muitas pesquisas se projetaram para o aspecto de Saúde nas escolas e para a concepção dos professores sobre o tema Saúde e suas dimensões. Este estudo objetivou analisar conceitos de saúde na ótica dos professores de Educação Física de uma escola Estadual de ensino regular na cidade de Manaus. Três colaboradoras, professoras de Educação Física que ministram aulas de suas disciplinas na escola foram entrevistadas nesta pesquisa de campo. Em coleta de dados, foi realizada uma entrevista semiestruturada em que se utilizou o método análise de conteúdo. Nos resultados principais, foram identificados diferentes conceitos de Saúde na ótica das professoras. Dentre elas, observou-se a conceituação de Saúde conforme o bem estar, a qualidade de vida, aspectos socioculturais e biológicos.  Desta forma, conclui-se que as professoras possuem convergência em alguns pontos da Saúde física, mental e social, no entanto restou uma concepção que pontou o enfoque biológico. 

Palavras-chave: Saúde; Escola; Educação física; Professores. 

 

HEALTH FROM THE PHYSICAL EDUCATION TEACHER'S VIEW

 

Abstract

Over the years, many researches have been designed for the Health aspect in schools and for the conception of teachers on the theme of Health and its dimensions. This study aimed to analyze health concepts from the perspective of Physical Education teachers at a State school of regular education in the city of Manaus. Three collaborators, Physical Education teachers who teach classes in their subjects at school were interviewed in this field research. In data collection, a semi-structured interview was conducted in which the content analysis method was used. In the main results, different health concepts were identified from the teachers' point of view. Among them, the concept of Health was observed according to well-being, quality of life, socio-cultural and biological aspects. In this way, it is concluded that the teachers have convergence in some points of physical, mental and social health, however, there remained a conception that highlighted the biological focus. 

Keywords: Health; School; Physical Education; Teachers.

Biografia do Autor

Lívio Rodrigo Limeira Pereira, Licenciado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física e Fisioterapia UFAM.

Professor Licenciado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física e Fisioterapia UFAM; Manaus AM/ Brasil, Rua Cocos, Núcleo 21, Novo Aleixo. Celular (92) 99280-7039; E-mail: liviopereirapessoal@gmail.com

Minerva Leopoldina de Castro Amorim, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Docente da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia UFAM; Manaus AM/ Brasil, Av. Gal. Rodrigo Octávio Jordão Ramos, 6.200, Setor Sul, Coroado I; Celular (92) 9999154-2515, E-mail: minervaamorim@ufam.edu.br

Kathya Augusta Thome Lopes, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Docente da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia UFAM; Manaus AM/ Brasil, Av. Gal. Rodrigo Octávio Jordão Ramos, 6.200, Setor Sul, Coroado I; Celular (92) 98171-4482, E-mail: klopes@ufam.edu.br

 

Prédio da Reitoria - Administração da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Downloads

Publicado

2020-04-08