ANÁLISE DO NÍVEL DE FLEXIBILIDADE DE ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL I DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MANAUS-AM

Autores

  • Ivan Ferreira Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Kemel Barbosa Fonseca Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Resumo

  • RESUMO

A flexibilidade é um importante componente de aptidão física relacionada à saúde, que pode ser avaliada no âmbito escolar. Diante disso, este estudo tem como objetivo analisar os níveis de flexibilidade de escolares de ambos os sexos, matriculados no Ensino Fundamental I de uma Escola da Rede Pública de Ensino da cidade de Manaus – AM. O estudo caracteriza-se como transversal do tipo descritivo exploratório. A amostra foi composta por 104 escolares de ambos os sexos, sendo 54 do sexo masculino e 50 do sexo feminino na faixa etária de 7 a 9 anos de idade. Para avaliação da flexibilidade foi utilizado o Teste Sentar-e-Alcançar com banco, segundo o Projeto Esporte Brasil – PROESP-BR 2007. Para a análise dos dados, utilizou-se estatística descritiva exploratória e teste t de Student, com nível de significância de p<0,05. Os dados coletados foram comparados com a tabela normativa do PROESP-BR. Não houve diferenças estatisticamente significativas, mas constatou-se que as médias de flexibilidade foram maiores para os escolares do sexo feminino nas faixas etárias de 8 a 9 anos. Quando analisadas as classificações obtidas pelos escolares, os resultados mostraram-se preocupantes, pois 61,1% dos escolares de ambos os sexos, enquadraram-se em nível muito fraco, fraco e razoável.

PALAVRAS CHAVE: Aptidão Física, Saúde, Crianças, Teste sentar-e-alcançar.

 

Biografia do Autor

Ivan Ferreira, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Correspondência autor: Av. Gen. Rodrigo Octávio 6200, Coroado I, FEFF/LEPAFI, Setor SUL, Campus Universitário, 69080-900 - Manaus - AM

Downloads

Publicado

2019-10-11