ATENDIMENTO DO NÚCLEO DE ATIVIDADES DE ALTAS HABILIDADES SUPERDOTÇÃO NAAH/S-AM A ALUNOS SUPERDOTADOS NO NÚCLEO.

Autores

  • Thomaz Abdalla NEIDA-FEFF-UFAM
  • Tânia Maria Nascimento Araújo Psicóloga - NAAH/S-AM, no Núcleo de Atividades Alta Habilidade Superdotação.

Resumo

 RESUMO:

O estudo desenvolvido tem como objetivo o atendimento do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades Superdotação (NAAH/S-AM), alunos superdotados em Manaus. Buscando estimular as habilidades notáveis de cada aluno identificado no projeto nos turnos matutino e vespertino, oferece os seguintes cursos: Educação matemática, ensino das artes, estimulando talento com origami e xadrez; oficinas básicas de música e literatura; de acordo com sua área identificada pelos profissionais que atuam no Núcleo. Reflexões da característica do público alvo, que às vezes tem sido incompreendido, apesar da existência de documentos legais que reconhecem alunos com altas habilidades, estes ainda são vistos a partir de concepções, relativo que contribuem para o surgimento de ideias errôneas desse assunto. Atender aos alunos com altas habilidades superdotação e desenvolvimento das potencialidades dos alunos com Altas Habilidades Superdotação da rede pública de educação, possibilitando sua inclusão efetiva no ensino regular.   constitui-se dos atendimentos aos alunos com altas habilidades superdotação. Enfim o Núcleo constitui-se dos atendimentos aos alunos com altas habilidades superdotação.

Palavras-chave: Atendimentos; altas habilidades dos alunos; superdotação NAAH/S-AM.

Biografia do Autor

Thomaz Abdalla, NEIDA-FEFF-UFAM

O lançamento da nossa revista científica Boletim Informativo Unimotrisaúde em Sociogerontologia – BIUS é sempre algo a ser agradecido com carinho, principalmente por nossa comunidade acadêmica fefiana (Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF) da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Sabemos o quanto as pessoas estão ocupadas com seus projetos de pesquisas e produções científicas. A nossa revista tem a natureza de divulgar nossas produções, sobretudo é um convite para que os leitores possam acompanhar alguns embriões de produções de resultados de estudos e pesquisas, para debate público, no sentido de realização da finalidade maior da academia: um diálogo que produza dissensos e consensos, fundados nos princípios e nos métodos científicos. Envolver os alunos nas pesquisas é a primeira forma de iniciação científica, portanto, reforçamos a publicação mesmo que em alguns casos “ingênuas”, mas com o passar do tempo isto os levará a um amadurecimento científico. Afinal o que é ciência? Nada que ama tentativa de encontrar respostas para algumas indagações e reflexões! Logo, a nossa revista é pra estimular a produção da nossa comunidade fefiana e a convivência com os pesquisadores/orientadores.

      

Tânia Maria Nascimento Araújo, Psicóloga - NAAH/S-AM, no Núcleo de Atividades Alta Habilidade Superdotação.

Atualmente atua como Psicóloga. NAAH/S-AM, no Núcleo de Atividades Alta Habilidade Superdotação. CAESP – Escola de Atendimento Específico Mayara Redman Abdel Aziz-SEDUC-AM: Mestra Ciências em Educação, pela Universidade Privada do Leste. Faculdade Ciências da Educação. Mestrado em Ciências da Educação UPE. tania_araujo1@hotmail.com

 

Downloads

Publicado

2019-07-22