IMPORTÂNCIA E CONTRIBUIÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA MINHA FORMAÇÃO PROFISSIONAL.

Autores

  • Thomaz Abdalla NEIDA-FEFF-UFAM

Resumo

RESUMO

Este trabalho tem como finalidade relatar as observações e as práticas decorrentes durante o Estágio Supervisionado em Educação Física, realizadas na Escola Municipal Eunice Pinto e Humberto de Alencar Castelo, localizada na cidade de Silves, uma na zona rural localizada amargem Esquerda do rio Urubu, outra na cidade localizada na Av. Eduardo Braga s/nº no Bairro Panorama durante o segundo semestre do corrente ano. Relatando 420 horas da disciplina que tem o objetivo exteriorizar o aprendizado acadêmico fora dos limites da instituição de ensino. É o espaço onde o discente irá desenvolver seus conhecimentos junto à escola pública escolhida. Onde podemos atuar como professores e vivenciar o cotidiano escolar. Durante o estágio procuramos esclarecer como o professor constrói a sua prática desde sua formação e sua atuação docente, ali pude entender que o professor de Educação física é também um educador, e desta forma podemos construir a prática pedagógica contínua e relacionando com a realidade escolar, por isso, este momento oportuniza a experiência a nós futuros educadores. Os processos educativos são muito complexos, e não se definem por uma única variável, pois o âmbito educacional se faz repleto de condicionantes. Neste sentido, a prática pedagógica se configura na interação de todos os elementos que nela intervêm. Então no dia a dia da escola pude ver que no processo educacional o professor é aquele que faz a mediação das relações educativas e pode transforma a realidade escolar em uma nova perspectiva. Mostra que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção, e nas condições de verdadeira aprendizagem os educando vão se transformando em reais sujeitos da construção e da reconstrução do saber ensinado, ao lado do educador, igualmente sujeito do processo.

 

Palavras-chave: Educação física; Estágio supervisionado; Educador.

Biografia do Autor

Thomaz Abdalla, NEIDA-FEFF-UFAM

O lançamento da nossa revista científica Boletim Informativo Unimotrisaúde em Sociogerontologia – BIUS é sempre algo a ser agradecido com carinho, principalmente por nossa comunidade acadêmica fefiana (Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF) da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Sabemos o quanto as pessoas estão ocupadas com seus projetos de pesquisas e produções científicas. A nossa revista tem a natureza de divulgar nossas produções, sobretudo é um convite para que os leitores possam acompanhar alguns embriões de produções de resultados de estudos e pesquisas, para debate público, no sentido de realização da finalidade maior da academia: um diálogo que produza dissensos e consensos, fundados nos princípios e nos métodos científicos. Envolver os alunos nas pesquisas é a primeira forma de iniciação científica, portanto, reforçamos a publicação mesmo que em alguns casos “ingênuas”, mas com o passar do tempo isto os levará a um amadurecimento científico. Afinal o que é ciência? Nada que ama tentativa de encontrar respostas para algumas indagações e reflexões! Logo, a nossa revista é pra estimular a produção da nossa comunidade fefiana e a convivência com os pesquisadores/orientadores.

      

Downloads

Publicado

2019-07-22