METODOLOGIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DO ATLETISMO ESCOLAR.

Autores

  • Bruna Caroline Taveira Rodrigues Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF); Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano; Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).
  • João Victor de Souza Maricaua Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF); Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano; Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).
  • Lucas Castro da Silva Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF); Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano; Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).
  • Mayara Almeida da Gama Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF); Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano; Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).
  • Carmen Silvia da Silva Martini Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF); Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano; Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).
  • Vinicius Cavalcanti Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF); Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano; Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).
  • Ivan de Jesus Ferreira Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF); Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano; Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Resumo

METODOLOGIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DO ATLETISMO ESCOLAR

RESUMO
O presente estudo teve como objetivo analisar e discutir as metodologias e práticas pedagógicas aplicadas ao ensino do atletismo na Educação Física escolar, evidenciando suas contribuições para a formação integral dos estudantes. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica em bases de dados como, Periódicos Capes e Scopus, considerando artigos publicados entre 2021 e 2025, em português, inglês e espanhol, que abordassem aspectos relacionados ao ensino do atletismo, tecnicismo, ludicidade e práticas pedagógicas. Os resultados indicam que, embora o atletismo ainda seja pouco explorado nas escolas, metodologias inovadoras como a aprendizagem significativa, o ensino pelas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal e o Modelo Sistêmico-Ecológico de Ensino do Atletismo demonstram eficácia ao promover o protagonismo discente, a ludicidade, a integração entre teoria e prática e o desenvolvimento de competências motoras, cognitivas e socioemocionais. A análise também aponta que o sucesso das práticas pedagógicas depende fortemente da intencionalidade do professor e de seu preparo para adaptar as metodologias à realidade escolar, superando limitações estruturais e culturais. Conclui-se que, quando ensinadas por meio de estratégias participativas, inclusivas e integradoras, as aulas de atletismo podem transcender o caráter esportivo, constituindo-se como ferramenta de formação humana, social e ética, e reforçando a importância de políticas e projetos educacionais que fortaleçam sua inserção efetiva no currículo escolar.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino do atletismo; Metodologias pedagógicas; Educação Física escolar; Ludicidade; Formação integral.

METHODOLOGIES AND PEDAGOGICAL PRACTICES IN TEACHING SCHOOL ATHLETICS


ABSTRACT
This study aimed to analyze and discuss the methodologies and pedagogical practices applied to athletics teaching in school Physical Education, highlighting their contributions to the comprehensive development of students. To thisend, a literature review was conducted in databases such as Capes and Scopus, considering articles published between 2021 and 2025, in Portuguese, English, and Spanish, that addressed aspects related to athletics teaching, technical aspects, playfulness, and pedagogical practices. The results indicate that, although athletics remains underexplored in schools, innovative methodologies such as meaningful learning, teaching based on conceptual, procedural, and attitudinal dimensions, and the SystemicEcological Model of Athletics Teaching demonstrateeffectiveness in promoting student empowerment, playfulness, the integration of theory and practice, and the development of motor, cognitive, and socio-emotional skills. The analysis also indicates that the success of pedagogical practices depends heavily on the teacher’s intentionality and their preparedness to adapt methodologies to the school environment, overcoming structural and cultural limitations. The conclusion is that, when taught through participatory, inclusive, and integrative strategies, athletics classes can transcend their sporting nature, becoming a tool for human, social, and ethical development, reinforcing the importance of educational policies and projects that strengthen their effective inclusion in the school curriculum.


KEY WORDS: Athletics teaching; Pedagogical methodologies; School Physical Education; Ludicity; Holistic development.  

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Biografia do Autor

Bruna Caroline Taveira Rodrigues, Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF); Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano; Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF); Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano; Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

João Victor de Souza Maricaua, Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF); Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano; Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF); Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano; Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Lucas Castro da Silva, Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF); Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano; Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF); Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano; Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Mayara Almeida da Gama, Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF); Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano; Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF); Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano; Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Carmen Silvia da Silva Martini, Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF); Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano; Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Pós-doutora em Enfermagem e Biociências (2023) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UNIRIO/RJ, Doutorado em Ciências do Desporto pela Faculdade de Desporto (2010) em Portugal/PT e Mestre em Educação (1998) pela Universidade Federal do Amazonas. Professora Dra Associada IV, de 3 grau da Universidade Federal do Amazonas/UFAM/AM. Coordenadora do Laboratório de Estudos em Neurociências e Comportamento, Coordenadora do PRONEURO (Núcleo Multiprofissional de Reabilitação Neurofuncional)/UFAM/AM. Tem experiência na área da Saúde: Fisioterapia e Educação Física, com ênfase nas doenças neurológicas degenerativas, desmielinizantes, focando a memória, atenção, aprendizagem motora, qualidade de vida, bem como na escola da educação infantil ao ensino fundamental e médio. Associada à Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional/ABRAFIN.

 

Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF); Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano; Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Vinicius Cavalcanti, Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF); Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano; Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Possui Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas (2007), Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFAM) (2011) e Doutorado em Biotecnologia pela Universidade do Estado do Amazonas (2020). Atualmente é Professor dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atua na área da Educação Física, com ênfase em Atividade Física, Saúde e Envelhecimento Humano. Também atua na Educação Física Escolar, com ênfase na relação entre Educação Física Escolar e Nutrição.

Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF); Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano; Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Ivan de Jesus Ferreira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF); Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano; Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

DOUTORADO EM BIOTECNOLOGIA - Universidade Federal do Amazonas/REDE BIONORTE (2023); MESTRADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE - Universidade Estadual de São Paulo/Escola de Educação Física e Esport (2004); PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - Universidade Federal do Amazonas/Centro de Educação a Distância (2009); INTERNATIONAL COACHING COURSES/SPECIALISATIOS-TRACK AND FIELD - SPORTS SCIENCE - LEIPZIG UNIVERSITY (1989 2021); GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSCA - Universidade Federal do Amazonas (1988); PROFESSOR ASSOCIADO - Uiversidade Federal do Amazonas; COORDENADOR DO LABORATÓRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM APTIDÃO FÍSICA - Universidade Federal do Amazonas; Membro da Comissão PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA)/ UFAM. Professor do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF) para Professores da Educação Básica (ProEB), da CAPES.

 

Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF); Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano; Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Fonte: Rodrigo Breno da Costa Saldanha (2025).

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Publicado

2025-12-22