METODOLOGIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DO ATLETISMO ESCOLAR.
Resumo
METODOLOGIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DO ATLETISMO ESCOLAR
RESUMO
O presente estudo teve como objetivo analisar e discutir as metodologias e práticas pedagógicas aplicadas ao ensino do atletismo na Educação Física escolar, evidenciando suas contribuições para a formação integral dos estudantes. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica em bases de dados como, Periódicos Capes e Scopus, considerando artigos publicados entre 2021 e 2025, em português, inglês e espanhol, que abordassem aspectos relacionados ao ensino do atletismo, tecnicismo, ludicidade e práticas pedagógicas. Os resultados indicam que, embora o atletismo ainda seja pouco explorado nas escolas, metodologias inovadoras como a aprendizagem significativa, o ensino pelas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal e o Modelo Sistêmico-Ecológico de Ensino do Atletismo demonstram eficácia ao promover o protagonismo discente, a ludicidade, a integração entre teoria e prática e o desenvolvimento de competências motoras, cognitivas e socioemocionais. A análise também aponta que o sucesso das práticas pedagógicas depende fortemente da intencionalidade do professor e de seu preparo para adaptar as metodologias à realidade escolar, superando limitações estruturais e culturais. Conclui-se que, quando ensinadas por meio de estratégias participativas, inclusivas e integradoras, as aulas de atletismo podem transcender o caráter esportivo, constituindo-se como ferramenta de formação humana, social e ética, e reforçando a importância de políticas e projetos educacionais que fortaleçam sua inserção efetiva no currículo escolar.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino do atletismo; Metodologias pedagógicas; Educação Física escolar; Ludicidade; Formação integral.
METHODOLOGIES AND PEDAGOGICAL PRACTICES IN TEACHING SCHOOL ATHLETICS
ABSTRACT
This study aimed to analyze and discuss the methodologies and pedagogical practices applied to athletics teaching in school Physical Education, highlighting their contributions to the comprehensive development of students. To thisend, a literature review was conducted in databases such as Capes and Scopus, considering articles published between 2021 and 2025, in Portuguese, English, and Spanish, that addressed aspects related to athletics teaching, technical aspects, playfulness, and pedagogical practices. The results indicate that, although athletics remains underexplored in schools, innovative methodologies such as meaningful learning, teaching based on conceptual, procedural, and attitudinal dimensions, and the SystemicEcological Model of Athletics Teaching demonstrateeffectiveness in promoting student empowerment, playfulness, the integration of theory and practice, and the development of motor, cognitive, and socio-emotional skills. The analysis also indicates that the success of pedagogical practices depends heavily on the teacher’s intentionality and their preparedness to adapt methodologies to the school environment, overcoming structural and cultural limitations. The conclusion is that, when taught through participatory, inclusive, and integrative strategies, athletics classes can transcend their sporting nature, becoming a tool for human, social, and ethical development, reinforcing the importance of educational policies and projects that strengthen their effective inclusion in the school curriculum.
KEY WORDS: Athletics teaching; Pedagogical methodologies; School Physical Education; Ludicity; Holistic development.
Downloads