ESTADO NUTRICIONAL DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS.
Resumo
ESTADO NUTRICIONAL DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
RESUMO
Este estudo teve como objetivo analisar o estado nutricional de estudantes universitários e seus principais fatores associados, considerando hábitos alimentares, nível de atividade física, aspectos psicossociais, imagem corporal, condições socioeconômicas e possíveis implicações para a saúde e o desempenho acadêmico. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura em bases científicas internacionais (MedLine/PubMed, Scopus, ScienceDirect, Web of Science, Elsevier e Cochrane Library), incluindo estudos publicados entre 2020 e 2025. Após triagem e leitura completa dos textos elegíveis, 42 artigos foram selecionados. Os resultados indicaram predominância de eutrofia, mas acompanhada de aumento significativo de sobrepeso e obesidade, além de padrões alimentares inadequados caracterizados pelo alto consumo de ultraprocessados e baixa ingestão de alimentos in natura, bem como níveis reduzidos de atividade física. Evidenciou-se forte influência de fatores psicossociais, como estresse, ansiedade, má qualidade do sono e insatisfação corporal, na modulação do comportamento alimentar, além da presença de vulnerabilidades socioeconômicas que afetam negativamente a qualidade da dieta. Também foi identificada relação entre pior estado nutricional e menor desempenho acadêmico. Conclui-se que a saúde nutricional dos universitários é multifatorial e demanda ações integradas que promovam alimentação saudável, prática regular de atividade física e apoio psicológico dentro das instituições de ensino superior.
Palavras-chave: Estado nutricional; Estudantes universitários; Atividade física; Desempenho acadêmico.
NUTRITIONAL STATUS OF UNIVERSITY STUDENTS
ABSTRACT
This study aimed to analyze the nutritional status of university students and its main associated factors, considering eating habits, physical activity levels, psychosocial aspects, body image, and socioeconomic conditions. An integrative literature review was conducted using international scientific databases (MedLine/PubMed, Scopus, Science Direct, Web of Science, Elsevier, and Cochrane Library), including studies published between 2020 and 2025. After screening and full reading of eligible texts, 42 articles were selected. The results indicated a predominance of eutrophy, but accompanied by a significant increase in overweight and obesity, as well as inadequate dietary patterns characterized by high consumption of ultraprocessed foods and low intake of unprocessed foods, and reduced levels of physical activity. A strong influence of psychosocial factors, such as stress, anxiety, poor sleep quality, and body
dissatisfaction, on the modulation of eating behavior was evident, in addition to the presence of socioeconomic vulnerabilities that negatively affect diet quality. A relationship was also identified between poorer nutritional status and lower academic performance. It is concluded that the nutritional health of university students is multifactorial and requires integrated actions that promote healthy eating, regular physical activity, and psychological support within higher education institutions.
Keywords: Nutritional status; University students; Physical activity; Academic performance.
Downloads