EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E EDUCAÇÃO RIBEIRINHA NA AMAZÔNIA: LIMITES CURRICULARES E DESAFIOS FORMATIVOS.
Resumo
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E EDUCAÇÃO RIBEIRINHA NA AMAZÔNIA: LIMITES CURRICULARES E DESAFIOS FORMATIVOS
RESUMO
A educação escolar ribeirinha na Amazônia se constitui em um campo marcado por tensões entre políticas públicas, currículos escolares e modos de vida territorializados. No âmbito da Educação Física escolar, essas tensões se aprofundam diante da persistente transposição de modelos urbanos e eurocentrados para contextos ribeirinhos, frequentemente desconsiderando práticas corporais, saberes tradicionais e dinâmicas socioterritoriais próprias. O objetivo desta revisão integrativa foi analisar criticamente a produçãocientífica sobre educação ribeirinha na Amazônia, com ênfase nas interfaces com a Educação Física escolar, identificando limites curriculares e desafios formativos. Trata-se de uma revisão integrativa, baseada na análise de 24 estudos publicados nos últimos cinco anos, selecionados a partir de bases de dados nacionais e internacionais (SciELO, LILACS, Web of Science, Scopus), além de documentos institucionais. Os descritores utilizados incluíram “educação ribeirinha”, “educação do campo”, “Educação Física escolar”, “Amazônia” e “currículo”, combinados por operadores booleanos. Foram incluídos artigos originais, estudos qualitativos, etnográficos, documentais e relatórios técnicos, e excluídas revisões narrativas e duplicatas. Os resultados indicam três eixos centrais:
(1) o território como categoria pedagógica negligenciada; (2) a colonialidade curricular que marginaliza práticas corporais ribeirinhas; e (3) fragilidades na formação docente para contextos multisseriados e territoriais. Conclui-se que a Educação Física escolar apresenta
elevado potencial para articular cultura corporal, identidade ribeirinha e políticas públicas, mas permanece limitada por currículos descontextualizados e formação docente insuficiente. Defende-se a necessidade de uma Educação Física territorializada, ancorada nas águas e florestas amazônicas.
Palavras-chave: Educação Física escolar; Educação ribeirinha; Amazônia; Currículo; Formação docente.
SCHOOL PHYSICAL EDUCATION AND RIVERSIDE EDUCATION IN THE AMAZON: CURRICULAR LIMITATIONS AND FORMATIVE CHALLENGES
ABSTRACT
School education in riverside communities in the Amazon is a field marked by tensions between public policies, school curricula, and territorialized ways of life. Within the context of school Physical Education, these tensions deepen due to the persistent transposition of urban and Eurocentric models to riverside contexts, frequently disregarding bodily practices, traditional knowledge, and specific socio-territorial dynamics. The objective of this integrative review was to critically analyze the scientific production on riverside education in the Amazon, with an emphasis on its interfaces with school Physical Education, identifying curricular limitations and formative challenges. This is an integrative review, based on the analysis of 24 studies published in the last five years, selected from national and international databases (SciELO, LILACS, Web of Science, Scopus), as well as institutional documents. The descriptors used
included "riverine education," "rural education," "school Physical Education," "Amazon," and "curriculum," combined using Boolean operators. Original articles, qualitative, ethnographic, documentary studies, and technical reports were included, while narrative reviews and duplicates were excluded. The results indicate three central axes: (1) territory as a neglected pedagogical category; (2) curricular coloniality that marginalizes riverside body practices; and (3) weaknesses in teacher training for multigrade and territorial contexts. It is concluded that school Physical Education has high potential to articulate body culture, riverside identity, and public policies, but remains limited by decontextualized curricula and insufficient teacher training. The need for a territorialized Physical Education, anchored in the waters and forests of the Amazon, is advocated.
Keywords: School Physical Education; Riverside Education; Amazon; Curriculum; Teacher Training.
Downloads