ENSINO DOS ESPORTES INDIVIDUAIS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EVIDÊNCIAS PEDAGÓGICAS DE UMA REVISÃO INTEGRATIVA.

Autores

  • Fernanda da Costa Batista Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF).
  • Vitória Beatriz Rodrigues de Figueiredo Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF).
  • Ana Beatriz de Oliveira Ferreira Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF).
  • Rayandra Michilles dos Santos Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF).
  • Fabiano Araújo Negreiros Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF); Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano; Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).
  • Ozanildo Vilaça do Nascimento Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF); Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano; Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).
  • Antônio Mário Galvão Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF); Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano; Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).
  • Ivan de Jesus Ferreira Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF); Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano; Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Resumo

ENSINO DOS ESPORTES INDIVIDUAIS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EVIDÊNCIAS PEDAGÓGICAS DE UMA REVISÃO INTEGRATIVA

RESUMO
O objetivo do estudo foi identificar as metodologias de ensino aplicadas aos esportes individuais no contexto do Estágio Supervisionado em Educação Física com foco no desenvolvimento técnico e formativo do profissional. A metodologia trata-se de estudo consistiu em uma revisão integrativa da literatura, a partir da seleção de artigos publicados entre 2020 a 2025 em bases nacionais e internacionais. Foram incluídos trabalhos que relataram experiências pedagógicas em esportes individuais durante o Estágio Supervisionado em Educação Física. Os estudos foram analisados quanto à modalidade trabalhada, às estratégias de ensino adotadas e às contribuições para a formação docente. Os estudos evidenciaram o uso de metodologias progressivas, incluindo jogos reduzidos, sequências técnico-táticas e rodas de conversa, que favoreceram o desenvolvimento motor e a tomada de decisão. As intervenções revelaram articulação entre teoria e prática, promovendo reflexão crítica e construção da identidade profissional. Identificou-se ainda que o estágio amplia o domínio técnico e fortalece a autonomia docente. O Estágio Supervisionado constitui espaço formativo essencial no ensino dos esportes individuais, permitindo ao acadêmico vivenciar práticas reais e desenvolver
competências profissionais que consolidam sua atuação crítica e reflexiva. A experiência contribui para o aperfeiçoamento pedagógico e para a compreensão das dinâmicas presentes nas modalidades esportivas.


Palavras-chave: Metodologias de ensino, Esportes individuais, Formação profissional, Estágio supervisionado.

 

TEACHING INDIVIDUAL SPORTS IN SUPERVISED INTERNSHIPS: PEDAGOGICAL EVIDENCE FROM AN INTEGRATIVE REVIEW

ABSTRACT
The aim of the study was to identify the teaching methodologies applied to individual sports within the context of Supervised Internship in Physical Education, focusing on the technical and formative development of the professional. The methodology consisted of an integrative literature review, based on the selection of articles published between 2020 and 2025 in national and international databases. Studies reporting pedagogical experiences in individual sports during the Supervised Internship in Physical Education were included. The studies were analyzed in terms of the sport practiced, the teaching strategies adopted, and the contributions to teacher training. The studies highlighted the use of progressive methodologies, including reduced games, technical-tactical sequences, and discussion circles, which supported motor development and decision-making. The interventions revealed an integration of theory and
practice, promoting critical reflection and the construction of professional identity. It was also identified that the internship enhances technical mastery and strengthens teacher autonomy. The Supervised Internship constitutes an essential formative space in teaching individual sports, allowing students to experience real practices and develop professional competencies that consolidate their critical and reflective performance. The experience contributes to pedagogical improvement and understanding the dynamics present in sports modalities.


Keywords: Teacher training; Physical Education; Pedagogical Residency; Pedagogical practice; Theory and practice; Professional identity.

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Biografia do Autor

Fernanda da Costa Batista, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF).

Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF).

Vitória Beatriz Rodrigues de Figueiredo, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF).

Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF).

Ana Beatriz de Oliveira Ferreira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF).

Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF).

Rayandra Michilles dos Santos, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF).

Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF).

Fabiano Araújo Negreiros, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF); Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano; Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF); Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano; Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

 

Ozanildo Vilaça do Nascimento, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF); Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano; Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF); Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano; Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

 

Antônio Mário Galvão, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF); Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano; Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

 Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF); Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano; Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

 

Ivan de Jesus Ferreira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF); Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano; Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

 Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF); Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano; Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

 

Fonte: Fernanda da Costa Batista (2025).

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Publicado

2025-12-22