ALFABETIZAÇÃO AQUÁTICA NO AMAZONAS (AFAM): EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PREVENÇÃO DE AFOGAMENTOS.
Resumo
ALFABETIZAÇÃO AQUÁTICA NO AMAZONAS (AFAM): EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PREVENÇÃO DE AFOGAMENTOS
RESUMO
O presente trabalho configura-se como um relato de experiência da Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Extensão Universitária (PIBEX) no Projeto Alfabetização Aquática no Amazonas (AFAM), desenvolvido na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF) da Universidade Federal do Amazonas, entre abril e dezembro de 2025. O projeto AFAM foi desenvolvido devido ao elevado índice de afogamentos no Estado do Amazonas, que registra aproximadamente 150 mortes anuais. Diante desse cenário preocupante, o projeto buscou a promover a alfabetização aquática em crianças e adolescentes, indo além da piscina convencional e abrangendo o contexto amazônico de rios, lagos e igarapés. A metodologia seguiu um ciclo teórico-prático com o foco na Adaptação ao Meio Aquático (AMA) para o desenvolvimento de competências aquáticas fundamentais na mitigação dos riscos de afogamento. Para potencializar suas ações, o projeto incluiu parcerias estratégicas como a Marinha do Brasil (Equipe Flotilha), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (Equipe Fluvial) e Exército Brasileiro (Equipe Infantaria e Selva). Os resultados práticos e avaliações indicaram uma evolução exponencial em competências aquáticas dos alunos (ex. entrada em piscina, rios, lagos e igarapés de forma segura, equilíbrio vertical e horizontal, flutuação ventral e dorsal, conhecimento sobre os perigos em piscinas, rios, lagos e igarapés, conhecimento sobre segurança aquática), com alguns evoluindo para os conteúdos de ensino das técnicas de nado competitivo. A experiência da bolsista do AFAM ratifica a extensão universitária como um pilar fundamental para a formação docente quanto para a intervenção eficaz em problemas sociais locais.
Palavras-Chave – extensão universitária, formação docente, segurança aquática, Região Norte.
AQUATIC LITERACY IN THE AMAZON (AFAM): UNIVERSITY EXTENSION IN DROWNING PREVENTION
ABSTRACT
The present study reports the experience of a fellow under the Institutional Program for University Extension Scholarship within the Amazonas Aquatic Literacy Project (AFAM). The project was developed at the School of Physical Education and Physiotherapy of the Federal University of Amazonas, spanning from April to December 2025. The AFAM project was developed due to the high rate of drowning fatalities in the State of Amazonas, which records approximately 150 annual deaths. Given this concerning scenario, the project aimed to promote aquatic literacy among children and adolescents, extending the scope beyond conventional swimming pools to encompass the Amazonian context of rivers, lakes, and igarapés (small streams/creeks). The methodology employed a theoretical-practical cycle focused on basic swimmng skills to develop fundamental water competencies for the mitigation of drowning risks. To enhance its actions, the project established strategic partnerships, including the Brazilian Navy, the Amazonas Military Firefighters Corps (Life Guard Team), and the Brazilian Army. Practical results and evaluations indicated an exponential evolution in the students' aquatic competencies (e.g. safety entry in water, horizontal and vertical orientation (rotation), ventral and dorsal unsupportaded flotation, knowlegde about aquatic hazards, water safety) with some progressing to the learning contents of competitive swimming techniques. The AFAM fellow's experience ratifies university extension as a fundamental pillar for both teacher training and effective intervention in local social problems.
Keywords: university extension, academic abilities, water safety, North Region.
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