O ENSINO DE GEOGRAFIA NA CONCEPÇÃO DE SÔNIA MARIA VANZELLA CASTELLAR.

Autores

  • Wendell Teles de Lima Pós-doutor em Geografia, professor da UEA - ENS.
  • Daniela da Silva Ferreira Graduada em Biologia.
  • Eliuvomar Cruz da Silva Doutor em Educação, professor da SEDUC – AM.
  • Laury Vander Leandro de Souza Doutora em Educação, Pedagoga SEMED – Tabatinga – AM.
  • Ana Flávia Maldaner Teodoro Sandman Graduanda em Biologia.
  • Thomaz Décio Abdalla Siqueira Ex-Presidente da CPA - Comissão Própria de Avaliação da UFAM - Universidade Federal do Amazonas. https://orcid.org/0009-0002-6155-4958
  • Joana Buyo Siqueira Universidade Federal de Santa Catarina - Graduada em Animação.

Resumo

O ENSINO DE GEOGRAFIA NA CONCEPÇÃO DE SÔNIA MARIA VANZELLA CASTELLAR

RESUMO

O ensino de Geografia, na concepção teórica analisada, demonstra que o conhecimento transmitido nas escolas vem sendo renovado por meio de novas abordagens, permitindo compreender o ensino geográfico para além da territorialidade dos Estados Nacionais. A autora destaca a necessidade da alfabetização geográfica e cartográfica, que evidencia diferentes territorialidades, bem como a importância de compreender o espaço vivido. Além disso, ressalta o uso de metodologias críticas, como o construtivismo, fundamentado em ideias cognitivas que fazem parte das etapas do ensino. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica baseada em produções acadêmicas sobre o tema. Assim, o ensino de Geografia no século XXI estabelece-se para além de um modelo centrado no Estado Nacional, voltando-se ao aluno e ao seu desenvolvimento, de modo a concretizar esse ensino em diferentes formas.

Palavras-chave: Geografia, conhecimento, novas formas de aprendizagem.

 

TEACHING GEOGRAPHY AS CONCEIVED BY SÔNIA MARIA VANZELLA CASTELLAR

ABSTRACT

Geography teaching, as conceptualized by the theorist, demonstrates that the knowledge imparted in schools has been renewed through new approaches, enabling the understanding of geographic education beyond the territoriality of nation-states. The author emphasizes the need for geographic and cartographic literacy, which highlights different territorialities, as well as the importance of understanding lived space. Furthermore, she points out the use of critical methodologies such as constructivism, based on cognitive ideas that are part of the teaching stages. This study is a bibliographical survey based on academic works on the subject. Therefore, geography teaching in the 21st century is established beyond a model focused on the nation-state, centering on students and their development to implement this teaching in diverse forms.

Keywords: Geography, knowledge, new forms of learning.

 

LA ENSEÑANZA DE LA GEOGRAFÍA SEGÚN LA CONCIBIÓ  SÔNIA MARIA VANZELLA CASTELLAR

RESUMEN

La enseñanza de la Geografía, según la concepción teórica analizada, demuestra que el conocimiento transmitido en las escuelas se ha renovado mediante nuevos enfoques, lo que permite comprender la enseñanza geográfica más allá de la territorialidad de los Estados-nación. La autora subraya la necesidad de la alfabetización geográfica y cartográfica, que evidencia diferentes territorialidades, así como la importancia de comprender el espacio vivido. Además, destaca el uso de metodologías críticas como el constructivismo, fundamentadas en ideas cognitivas que forman parte de las etapas de enseñanza. Se trata de una investigación bibliográfica basada en trabajos académicos sobre el tema. De este modo, la enseñanza de la Geografía en el siglo XXI se establece más allá de un modelo centrado en el Estado-nación, enfocándose en los estudiantes y su desarrollo para concretar esta enseñanza en diversas formas.

Palabras clave: Geografía, conocimiento, nuevas formas de aprendizaje.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wendell Teles de Lima, Pós-doutor em Geografia, professor da UEA - ENS.

Pós-doutor em Geografia, professor da UEA - ENS.

Daniela da Silva Ferreira, Graduada em Biologia.

Graduada em Biologia.

Eliuvomar Cruz da Silva, Doutor em Educação, professor da SEDUC – AM.

Doutor em Educação, professor da SEDUC – AM.

Laury Vander Leandro de Souza, Doutora em Educação, Pedagoga SEMED – Tabatinga – AM.

Doutora em Educação, Pedagoga SEMED – Tabatinga – AM.

Ana Flávia Maldaner Teodoro Sandman, Graduanda em Biologia.

Graduanda em Biologia.

Thomaz Décio Abdalla Siqueira, Ex-Presidente da CPA - Comissão Própria de Avaliação da UFAM - Universidade Federal do Amazonas.

Pós-doutor em Psicologia Social. Professor da UFAM. https://orcid.org/0009-0002-6155-4958 . E-mail: thomazabdalla@ufam.edu.br

Joana Buyo Siqueira, Universidade Federal de Santa Catarina - Graduada em Animação.

Com conhecimento em Atividades de pós-produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não especificadas anteriormente. Universidade Federal de Santa Catarina - Graduada em Animação. E-mail: joanabuyo@gmail.com

Fonte: Kemel Barbosa (2024).

Downloads

Publicado

2025-12-22