OS IMPACTOS DA PSICOLOGIA ESCOLAR NA PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL DOS PROFESSORES.

Autores

  • Michele Silveira Santos Especialista em Logoterapia e Análise Existencial pela Unilife.
  • Mariana de Albuquerque Seabra Veiga Pós-graduada em Logoterapia pela Alvef/Logorio (ALVEF).
  • Samara Alves Avanzi Mestre em Gestão Integrada do Território – GIT pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE).
  • João Gabriel do Carmo Severino Especialista em Logoterapia e Análise Existencial pela Faculdade de Educação e Tecnologia do Espírito Santo (FETES).
  • Cilene Ferreira dos Santos Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol (UNADES).
  • Weldza Kesley Felix Barbosa Pós-graduação em ABA pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (FAMEESP).

Resumo

OS IMPACTOS DA PSICOLOGIA ESCOLAR NA PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL DOS PROFESSORES

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo analisar os impactos da Psicologia Escolar na promoção da saúde mental dos professores, enfatizando sua contribuição na prevenção do adoecimento emocional e no fortalecimento do bem-estar docente. Trata-se de uma revisão de literatura narrativa, de abordagem qualitativa, realizada a partir de artigos publicados entre 2020 e 2025 nas bases SciELO, PePSIC, LILACS e Google Acadêmico. Os resultados apontam que a atuação do psicólogo escolar exerce papel estratégico na escuta, acolhimento e mediação de conflitos no ambiente educacional, contribuindo para a redução de estresse, ansiedade e esgotamento profissional entre os docentes. Entretanto, persistem desafios quanto à efetiva implementação da Lei nº 13.935/2019 e à consolidação de políticas institucionais que garantam o acesso contínuo a serviços de apoio psicológico nas escolas. Conclui-se que fortalecer a presença da Psicologia Escolar é essencial para a construção de uma cultura educacional mais humana, participativa e sustentável. 

Palavras-chave: Psicologia Escolar; Saúde Mental; Professores; Bem-estar Docente; Políticas Educacionais.

 

THE IMPACTS OF SCHOOL PSYCHOLOGY ON THE PROMOTION OF TEACHERS’ MENTAL HEALTH

ABSTRACT 

This article aims to analyze the impacts of School Psychology on promoting teachers’ mental health, emphasizing its contribution to preventing emotional distress and strengthening teachers’ well-being. It is a narrative literature review, with a qualitative and exploratory approach, based on articles published between 2020 and 2025 in databases such as SciELO, PePSIC, LILACS, and Google Scholar. The results indicate that the school psychologist plays a strategic role in listening, emotional support, and conflict mediation within educational contexts, contributing to reducing stress, anxiety, and professional burnout among teachers. However, challenges remain regarding the effective implementation of Law No. 13.935/2019 and the consolidation of institutional policies that ensure continuous psychological support in schools. It is concluded that strengthening the presence of School Psychology is essential for building a more humane, participatory, and sustainable educational culture. 

Keywords: School Psychology; Mental Health; Teachers; Well-being; Educational Policies.

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Biografia do Autor

Michele Silveira Santos, Especialista em Logoterapia e Análise Existencial pela Unilife.

Mestranda em Psicologia pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Especialista em Logoterapia e Análise Existencial pela Unilife. Graduada em Psicologia pela Universidade Gama Filho (UGF). Graduada em Letras - Português/Inglês pela UniverCidade.

E-mail: silveirasmichele@gmail.com

Mariana de Albuquerque Seabra Veiga, Pós-graduada em Logoterapia pela Alvef/Logorio (ALVEF).

Mestranda em Cognição Social pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Pós-graduada em Logoterapia pela Alvef/Logorio (ALVEF). Especialista em Logoterapia Clínica e Análise Existencial pela Alvef/Logorio (ALVEF). Bacharel em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (USU). Bacharel em Teologia pela Universidade Ítalo Brasileiro (UNIÍTALO).

E-mail: mariana.veiga.logo@gmail.com

Samara Alves Avanzi, Mestre em Gestão Integrada do Território – GIT pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE).

Mestre em Gestão Integrada do Território – GIT pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE). Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE). Graduada em Pedagogia pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE). Graduada em Psicologia pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE).

E-mail: samaraavanzi@gmail.com

João Gabriel do Carmo Severino, Especialista em Logoterapia e Análise Existencial pela Faculdade de Educação e Tecnologia do Espírito Santo (FETES).

Atualmente em formação clínica em Logoterapia pela Associação de Logoterapia Viktor Emil Frankl (ALVEF), especialista em Logoterapia e Análise Existencial pela Faculdade de Educação e Tecnologia do Espírito Santo (FETES), em Cuidados Paliativos, Psico-oncologia e Análise do Comportamento Aplicada ao TEA (ABA) pela Faculdade de Minas (FACUMINAS) e em Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia pela Faculdade Educamais (UNIMAIS), licenciado em Filosofia pela Universidade Cidade Verde (UNICV), graduado em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) e em Ciência da Felicidade pela Universidade Cesumar (UNICESUMAR).

E-mail: joaoseverinopsi@gmail.com

Cilene Ferreira dos Santos, Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol (UNADES).

Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol (UNADES). Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol (UNADES). Pós-graduada em Gestão Ambiental pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Universidade UCRAM PROMINAS. Especialista em LIBRAS pela Faculdade Regional Alternativa (FERA). Especialista em Tutoria EaD e Gestão Educacional pela Faculdade Regional Alternativa (FERA). Especialista em Gestão Escolar e Supervisão pela Faculdade Regional Alternativa (FERA). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL).

E- mail: cilene.silva@educacao.teotoniovilela.al.gov.br

Weldza Kesley Felix Barbosa, Pós-graduação em ABA pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (FAMEESP).

Pós-graduação em ABA pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (FAMEESP).
Pós-graduação em Neuropsicologia pelo Instituto de Pós-Graduação de Maceió (IPOG).
Graduação em Psicologia  pelo Centro Universitário de Maceió (UNIMA).

E-mail: weldzakesley@hotmail.com  

Fonte: Kydroges Roges (2024).

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Publicado

2025-12-22