OS IMPACTOS DA PSICOLOGIA ESCOLAR NA PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL DOS PROFESSORES.
Resumo
OS IMPACTOS DA PSICOLOGIA ESCOLAR NA PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL DOS PROFESSORES
RESUMO
O presente artigo tem como objetivo analisar os impactos da Psicologia Escolar na promoção da saúde mental dos professores, enfatizando sua contribuição na prevenção do adoecimento emocional e no fortalecimento do bem-estar docente. Trata-se de uma revisão de literatura narrativa, de abordagem qualitativa, realizada a partir de artigos publicados entre 2020 e 2025 nas bases SciELO, PePSIC, LILACS e Google Acadêmico. Os resultados apontam que a atuação do psicólogo escolar exerce papel estratégico na escuta, acolhimento e mediação de conflitos no ambiente educacional, contribuindo para a redução de estresse, ansiedade e esgotamento profissional entre os docentes. Entretanto, persistem desafios quanto à efetiva implementação da Lei nº 13.935/2019 e à consolidação de políticas institucionais que garantam o acesso contínuo a serviços de apoio psicológico nas escolas. Conclui-se que fortalecer a presença da Psicologia Escolar é essencial para a construção de uma cultura educacional mais humana, participativa e sustentável.
Palavras-chave: Psicologia Escolar; Saúde Mental; Professores; Bem-estar Docente; Políticas Educacionais.
THE IMPACTS OF SCHOOL PSYCHOLOGY ON THE PROMOTION OF TEACHERS’ MENTAL HEALTH
ABSTRACT
This article aims to analyze the impacts of School Psychology on promoting teachers’ mental health, emphasizing its contribution to preventing emotional distress and strengthening teachers’ well-being. It is a narrative literature review, with a qualitative and exploratory approach, based on articles published between 2020 and 2025 in databases such as SciELO, PePSIC, LILACS, and Google Scholar. The results indicate that the school psychologist plays a strategic role in listening, emotional support, and conflict mediation within educational contexts, contributing to reducing stress, anxiety, and professional burnout among teachers. However, challenges remain regarding the effective implementation of Law No. 13.935/2019 and the consolidation of institutional policies that ensure continuous psychological support in schools. It is concluded that strengthening the presence of School Psychology is essential for building a more humane, participatory, and sustainable educational culture.
Keywords: School Psychology; Mental Health; Teachers; Well-being; Educational Policies.
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