ANSIEDADE EM PROFESSORES E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO.

Autores

  • Marilene José Mestrado em Educação pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC). Pós-graduação em práticas pedagógicas interdisciplinares: Educação Infantil, séries do ensino fundamental e médio pela Universidade Integradas Facvest.
  • Sarah Medeiros Souto Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Engenharia de Segurança no Trabalho pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
  • Rafaela Alves da Silva Especialista em Educação Especial e Inclusiva. Especialista em Neuropsicopedagogia pela FAVENI/Faculdade do Imigrante. Especialista em Docência para Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Santa Catarina.
  • Roberto Gonçalves Mestre em Ciencias de la Educación pela Universidad Evangélica del Paraguay (UEP).

Resumo

ANSIEDADE EM PROFESSORES E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo analisar a manifestação da ansiedade em professores e identificar diversas estratégias de enfrentamento utilizadas no contexto escolar, indo além do suporte psicológico tradicional. Trata-se de uma revisão de literatura narrativa, com abordagem qualitativa, baseada em artigos publicados entre 2020 e 2025 nas bases SciELO, PePSIC, LILACS e Google Acadêmico. Os resultados indicam que a ansiedade docente está relacionada à sobrecarga emocional, à pressão por resultados e à falta de reconhecimento profissional. As estratégias de enfrentamento mais eficazes incluem práticas de autocuidado físico e emocional, fortalecimento das habilidades socioemocionais, espiritualidade, gestão do tempo, apoio entre pares e reorganização do ambiente escolar. Conclui-se que o enfrentamento da ansiedade entre professores requer uma abordagem integral, que contemple o desenvolvimento humano, o suporte institucional e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. 

Palavras-chave: Ansiedade; Professores; Saúde Mental; Estratégias de Enfrentamento; Bem-Estar Docente.

 

ANXIETY IN TEACHERS AND COPING STRATEGIES 

ABSTRACT 

This article aims to analyze the manifestation of anxiety among teachers and to identify various coping strategies used in the school context, going beyond traditional psychological support. It is a narrative literature review, with a qualitative approach, based on studies published between 2020 and 2025 in databases such as SciELO, PePSIC, LILACS, and Google Scholar. The results indicate that teacher anxiety is related to emotional overload, performance pressure, and lack of professional recognition. The most effective coping strategies include physical and emotional self-care, strengthening of socioemotional skills, spirituality, time management, peer support, and reorganization of the school environment. It is concluded that coping with teacher anxiety requires a comprehensive approach that includes human development, institutional support, and balance between personal and professional life. 

Keywords: Anxiety; Teachers; Mental Health; Coping Strategies; Teacher Well-being.

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Biografia do Autor

Marilene José, Mestrado em Educação pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC). Pós-graduação em práticas pedagógicas interdisciplinares: Educação Infantil, séries do ensino fundamental e médio pela Universidade Integradas Facvest.

Mestrado em Educação pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC). Pós-graduação em práticas pedagógicas interdisciplinares: Educação Infantil, séries do ensino fundamental e médio pela Universidade Integradas Facvest. Pós-graduação educação: Especial e práticas inclusivas pela Universidade integradas facvest. Graduação em educação especial pelo Centro universitário Leonardo da Vinci Uniasselvi. Graduação em educação infantil pela Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC.

E-mail: mestrado.marilene.jose@yahoo.com

Sarah Medeiros Souto, Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Engenharia de Segurança no Trabalho pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Doutoranda em Educação pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Engenharia de Segurança no Trabalho pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduada em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Certificada em Formação de Professores pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL).

E-mail: sarah.souto@ifal.edu.br

Rafaela Alves da Silva, Especialista em Educação Especial e Inclusiva. Especialista em Neuropsicopedagogia pela FAVENI/Faculdade do Imigrante. Especialista em Docência para Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Santa Catarina.

Mestranda em Educação pela Universidade Intercontinental (UTIC). Especialista em Educação Especial e Inclusiva. Especialista em Neuropsicopedagogia pela FAVENI/Faculdade do Imigrante. Especialista em Docência para Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Santa Catarina. Graduada em Pedagogia pelo Instituto Federal Catarinense. Graduanda em Psicologia pela UNIVALI.

E-mail: rafaela2014rafaela@gmail.com

Roberto Gonçalves, Mestre em Ciencias de la Educación pela Universidad Evangélica del Paraguay (UEP).

Mestre em Ciencias de la Educación pela Universidad Evangélica del Paraguay (UEP). Especialista em Atividades Físicas Laboral e para Grupos Especiais pelo Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA). Graduado em Educação Física pelo Centro Universitário do Triângulo (UNITRI).

E-mail: robertodansar@gmail.com

Fonte: Kydroges Roges (2020).

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Publicado

2025-12-22