ANSIEDADE EM PROFESSORES E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO.
Resumo
ANSIEDADE EM PROFESSORES E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO
RESUMO
O presente artigo tem como objetivo analisar a manifestação da ansiedade em professores e identificar diversas estratégias de enfrentamento utilizadas no contexto escolar, indo além do suporte psicológico tradicional. Trata-se de uma revisão de literatura narrativa, com abordagem qualitativa, baseada em artigos publicados entre 2020 e 2025 nas bases SciELO, PePSIC, LILACS e Google Acadêmico. Os resultados indicam que a ansiedade docente está relacionada à sobrecarga emocional, à pressão por resultados e à falta de reconhecimento profissional. As estratégias de enfrentamento mais eficazes incluem práticas de autocuidado físico e emocional, fortalecimento das habilidades socioemocionais, espiritualidade, gestão do tempo, apoio entre pares e reorganização do ambiente escolar. Conclui-se que o enfrentamento da ansiedade entre professores requer uma abordagem integral, que contemple o desenvolvimento humano, o suporte institucional e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Palavras-chave: Ansiedade; Professores; Saúde Mental; Estratégias de Enfrentamento; Bem-Estar Docente.
ANXIETY IN TEACHERS AND COPING STRATEGIES
ABSTRACT
This article aims to analyze the manifestation of anxiety among teachers and to identify various coping strategies used in the school context, going beyond traditional psychological support. It is a narrative literature review, with a qualitative approach, based on studies published between 2020 and 2025 in databases such as SciELO, PePSIC, LILACS, and Google Scholar. The results indicate that teacher anxiety is related to emotional overload, performance pressure, and lack of professional recognition. The most effective coping strategies include physical and emotional self-care, strengthening of socioemotional skills, spirituality, time management, peer support, and reorganization of the school environment. It is concluded that coping with teacher anxiety requires a comprehensive approach that includes human development, institutional support, and balance between personal and professional life.
Keywords: Anxiety; Teachers; Mental Health; Coping Strategies; Teacher Well-being.
Downloads