EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS COMUNIDADES TRADICIONAIS DE TABATINGA FORTALECENDO PRÁTICAS TRADICIONAIS DE MANEJO AMBIENTAL NA COMUNIDADE DE BOM FUTURO.

Autores

  • Sebastião Perez Souza Graduado em pedagogia, especialista em EAD, psicopedagogia, libras, técnico em libras, professor da SEDUC - AM.
  • Luiz Eduardo Castro Graduando em geografia pela UEA – ENS.
  • João Luis Ferreira Graduado em geografia, professor municipal de Envira - AM.
  • Daniela da Silva Ferreira Graduada em biologia.
  • Marcelo Lacortt Graduado em matemática, engenheiro, professor do IFSUL.
  • Ana Maria de Libório de Oliveira Graduada em matemática, professor doutora no ensino de matemática, professora do IFBR.
  • Davi Alexandre da Costa Flores Graduado em geografia, professor da SEDUC – AM.
  • Wendell Teles de Lima Pós-doutor em geografia, professor da UEA - ENS.
  • Glaucia Crista da Silva Freitas Graduada em história, professora da SEDUC - AM.
  • Thomaz Décio Abdalla Siqueira Presidente da CPA - Comissão Própria de Avaliação da UFAM - Universidade Federal do Amazonas.
  • Gustavo Ferreira Duarte Graduado em geografia, professor da SEDUC - AM.
  • Maércio de Oliveira Costa Graduado em geografia, professor do IFPI.
  • Francilene dos Santos Cruz Graduada em matemática, doutora em sociedade cultura na Amazônia.
  • Aluízio Lopes da Silva Júnior Graduado em geografia, professor da SEDUC - AM.
  • Hellen Passos Santana Graduada em administração, pós-graduada em gestão pública UEA/AM.
  • Maria Auxiliadora Teles de Lima Graduada em pedagogia, especialista em ciências da natureza e suas tecnologias e o mundo do trabalho - CEAD - UFPI.

Resumo

RESUMO

A educação ambiental em sua extensão, cada vez mais torna-se fundamental em todas áreas do conhecimento, sobre tudo com a emergência no mundo com a questão ambiental, sendo um elemento fundamental, para a constituição da formação da cidadania como parte da formação do indivíduo, que é mais que fundamental em comunidades que estão ligadas diretamente com  os recursos naturais existentes, que fazem parte dessa realidade social, dessas localidades, que demostra a importância de se mostrar a  importância desses recursos naturais, existentes nessa localidade, ao mesmo tempo mostra –se que as comunidades em todo país são parte componentes do espaço geográfico, sendo assim ocorrendo entender essa fração do espaço, sendo assim o artigo é de cunho bibliográfico com artigos de revistas indexadas e trabalhos acadêmicos sobre o assunto, portanto para se entender o espaço para compreender a análise espacial.

Palavras-chave: escala geográfica; gênero de vida; novas formas de se entender o espaço.

 

ABSTRACT 

Environmental education in its extension, increasingly becomes fundamental in all areas of knowledge, especially with the emergence in the world with the environmental issue, being a fundamental element, for the constitution of the formation of citizenship as part of the formation of the individual, which is more than fundamental in communities that are directly linked to the existing natural resources, which are part of this social reality, of these locations, which demonstrates the importance of showing the importance of these natural resources, existing in this location, at the same time it is shown that communities throughout the country are part components of the geographic space, thus occurring to understand this fraction of the space, therefore the article is of a bibliographic nature with articles from indexed journals and academic works on the subject, therefore to understand the space to understand the spatial analysis.

Keywords: geographic scale; lifestyle; new ways of understanding space.

 

RESUMEN

La educación ambiental en su extensión, cada vez se hace más fundamental en todas las áreas del conocimiento, especialmente con el surgimiento en el mundo con la cuestión ambiental, siendo un elemento fundamental, para la constitución de la formación de la ciudadanía como parte de la formación del individuo, la cual es más que fundamental en comunidades que están vinculadas directamente con los recursos naturales existentes, que son parte de esta realidad social, de estas localidades, lo que demuestra la importancia de mostrar la importancia de estos recursos naturales, existentes en esta localidad, al mismo tiempo se demuestra que las comunidades de todo el país son parte componentes del espacio geográfico, ocurriendo así comprender esta fracción del espacio, por ello el artículo es de carácter bibliográfico con artículos de revistas indexadas y trabajos académicos sobre el tema, por tanto para comprender el espacio hay que comprender el análisis espacial.

Palabras clave: escala geográfica; estilo de vida; nuevas formas de entender el espacio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sebastião Perez Souza, Graduado em pedagogia, especialista em EAD, psicopedagogia, libras, técnico em libras, professor da SEDUC - AM.

Graduado em pedagogia, especialista em EAD, psicopedagogia, libras, técnico em libras, professor da SEDUC - AM.

Luiz Eduardo Castro, Graduando em geografia pela UEA – ENS.

Graduando em geografia pela UEA – ENS.

João Luis Ferreira, Graduado em geografia, professor municipal de Envira - AM.

Graduado em geografia, professor municipal de Envira - AM.

Daniela da Silva Ferreira, Graduada em biologia.

Graduada em biologia.

Marcelo Lacortt, Graduado em matemática, engenheiro, professor do IFSUL.

Graduado em matemática, engenheiro, professor do IFSUL.

Ana Maria de Libório de Oliveira, Graduada em matemática, professor doutora no ensino de matemática, professora do IFBR.

Graduada em matemática, professor doutora no ensino de matemática, professora do IFBR.

Davi Alexandre da Costa Flores, Graduado em geografia, professor da SEDUC – AM.

Graduado em geografia, professor da SEDUC – AM.

Wendell Teles de Lima, Pós-doutor em geografia, professor da UEA - ENS.

Pós-doutor em geografia, professor da UEA - ENS.

Glaucia Crista da Silva Freitas, Graduada em história, professora da SEDUC - AM.

Graduada em história, professora da SEDUC - AM.

Thomaz Décio Abdalla Siqueira, Presidente da CPA - Comissão Própria de Avaliação da UFAM - Universidade Federal do Amazonas.

Pós-doutor em psicologia social, professor da UFAM.

Gustavo Ferreira Duarte, Graduado em geografia, professor da SEDUC - AM.

Graduado em geografia, professor da SEDUC - AM.

Maércio de Oliveira Costa, Graduado em geografia, professor do IFPI.

Graduado em geografia, professor do IFPI. 

Francilene dos Santos Cruz, Graduada em matemática, doutora em sociedade cultura na Amazônia.

Graduada em matemática, doutora em sociedade cultura na Amazônia.

Aluízio Lopes da Silva Júnior, Graduado em geografia, professor da SEDUC - AM.

Graduado em geografia, professor da SEDUC - AM.

Hellen Passos Santana, Graduada em administração, pós-graduada em gestão pública UEA/AM.

Graduada em administração, pós-graduada em gestão pública UEA/AM.                              

Maria Auxiliadora Teles de Lima, Graduada em pedagogia, especialista em ciências da natureza e suas tecnologias e o mundo do trabalho - CEAD - UFPI.

Graduada em pedagogia, especialista em ciências da natureza e suas tecnologias e o mundo do trabalho - CEAD - UFPI.

Fonte: Kemel Barbosa (2024).

Downloads

Publicado

2025-07-01