PENSANDO A QUESTÃO DE GÊNERO NA SOCIEDADE.

Autores

  • Sebastião Perez Souza Graduado em pedagogia, especialista em EAD, psicopedagogia, libras, técnico em libras, professor da SEDUC - AM.
  • Wendell Teles de Lima Pós doutor em geografia, professor da UEA - ENS.
  • Luiz Eduardo Castro Graduando em geografia pela UEA – ENS.
  • João Luís Ferreira Graduado em geografia, professor municipal de Envira - AM.
  • Daniela da Silva Ferreira Graduada em biologia.
  • Marcelo Lacortt Graduado em matemática, engenheiro, professor do IFSUL.
  • Ana Maria de Libório de Oliveira Graduada em matemática, professor doutora no ensino de matemática, professora do IFBR.
  • Davi Alexandre da Costa Flores Graduado em geografia, professor da SEDUC – AM.
  • Glaucia Crista da Silva Freitas Graduada em história, professora da SEDUC - AM.
  • Thomaz Décio Abdalla Siqueira Presidente da CPA - Comissão Própria de Avaliação da UFAM - Universidade Federal do Amazonas.
  • Maércio de Oliveira Costa Graduado em geografia, professor da SEDUC - AM.
  • Francilene dos Santos Cruz Graduado em geografia, professor do IFPI.
  • Aluízio Lopes da Silva Júnior Graduado em geografia, professor da SEDUC - AM.
  • Maria Auxiliadora Teles de Lima Graduada em administração, pós-graduada em gestão pública - UEA.
  • Hellen Passos Santana Graduada em pedagogia, especialista especialização em ciências da natureza, suas tecnologias e o mundo do trabalho – CEAD-UFPI.
  • Tayna de Souza Oliveira Graduanda em geografia UEA - ENS.
  • Hugo de Sousa Damasceno Graduando em geografia UEA - ENS.

Resumo

RESUMO

A questão de gênero que eclodi no mundo, demonstrando que a constituição da sociedade é formada no mundo, com as relações de poder com o patriarcado, onde outros grupos sociais não tem hegemonia sendo assim, estrutura-se um discurso ideológico para manter o status quo do homem no mundo através de inúmeras instituições sociais, naturalizando a ordem “natural” que escamoteia as relações de poder que é normalizada, com o discurso de gênero que não é uma fala ideológica, que é usada pelos governantes autoritários, que tem esconder um grupo social hegemônico que está no poder através do discurso de alguns Estados autoritários, a favor de uma naturalização do patriarcado  que rege as instituições sociais, com discurso de naturalização das relações sociais, que constitui o poder na sociedade, que é fortalecida pelas instituições sociais, portanto, o artigo é feito de uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto, sendo que é fundamental para entender uma sociedade com a questão de gêneros como ocorre o poder.

Palavras-chave: poder; gênero; organização.

 

ABSTRACT

The gender issue that has erupted in the world, demonstrating that the constitution of society is formed in the world, with power relations with the patriarchy, where other social groups do not have hegemony, therefore, an ideological discourse is structured to maintain the status quo of man in the world through numerous social institutions, naturalizing the “natural” order that conceals the power relations that are normalized, with the gender discourse that is not an ideological speech, which is used by authoritarian rulers, which has to hide a hegemonic social group that is in power through the discourse of some authoritarian States, in favor of a naturalization of the patriarchy that governs social institutions, with a discourse of naturalization of social relations, which constitutes power in society, which is strengthened by social institutions. Therefore, the article is made up of a bibliographical research on the subject, which is fundamental to understanding a society with the gender issue as power occurs.

Keywords: power; gender; organization.

 

RESUMEN

La cuestión de género que ha irrumpido en el mundo, demostrando que la constitución de la sociedad se forma en el mundo, con relaciones de poder con el patriarcado, donde otros grupos sociales no tienen hegemonía, por tanto, se estructura un discurso ideológico para mantener el statu quo del hombre en el mundo a través de numerosas instituciones sociales, naturalizando el orden “natural” que oculta las relaciones de poder que se normalizan, con el discurso de género que no es un discurso ideológico, el cual es utilizado por gobernantes autoritarios, que tiene que ocultar un grupo social hegemónico que está en el poder a través del discurso de algunos Estados autoritarios, en favor de una naturalización del patriarcado que rige las instituciones sociales, con un discurso de naturalización de las relaciones sociales, que constituye el poder en la sociedad, el cual se fortalece por las instituciones sociales, por tanto, el artículo se compone de una investigación bibliográfica sobre el tema, que es fundamental para comprender una sociedad con la cuestión de género como se da el poder.

Palabras clave: poder; género; organización.

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Biografia do Autor

Sebastião Perez Souza, Graduado em pedagogia, especialista em EAD, psicopedagogia, libras, técnico em libras, professor da SEDUC - AM.

Graduado em pedagogia, especialista em EAD, psicopedagogia, libras, técnico em libras, professor da SEDUC - AM.

Wendell Teles de Lima, Pós doutor em geografia, professor da UEA - ENS.

Pós doutor em geografia, professor da UEA - ENS.

Luiz Eduardo Castro, Graduando em geografia pela UEA – ENS.

Graduando em geografia pela UEA – ENS.

João Luís Ferreira, Graduado em geografia, professor municipal de Envira - AM.

Graduado em geografia, professor municipal de Envira - AM.

Daniela da Silva Ferreira, Graduada em biologia.

Graduada em biologia.

Marcelo Lacortt, Graduado em matemática, engenheiro, professor do IFSUL.

Graduado em matemática, engenheiro, professor do IFSUL.

Ana Maria de Libório de Oliveira, Graduada em matemática, professor doutora no ensino de matemática, professora do IFBR.

Graduada em matemática, professor doutora no ensino de matemática, professora do IFBR.

Davi Alexandre da Costa Flores, Graduado em geografia, professor da SEDUC – AM.

Graduado em geografia, professor da SEDUC – AM.

Glaucia Crista da Silva Freitas, Graduada em história, professora da SEDUC - AM.

Graduada em história, professora da SEDUC - AM.

Thomaz Décio Abdalla Siqueira, Presidente da CPA - Comissão Própria de Avaliação da UFAM - Universidade Federal do Amazonas.

Pós-doutor em psicologia social, professor da UFAM.

Maércio de Oliveira Costa, Graduado em geografia, professor da SEDUC - AM.

Graduado em geografia, professor da SEDUC - AM.

Francilene dos Santos Cruz, Graduado em geografia, professor do IFPI.

Graduado em geografia, professor do IFPI. 

Aluízio Lopes da Silva Júnior, Graduado em geografia, professor da SEDUC - AM.

Graduado em geografia, professor da SEDUC - AM.

Maria Auxiliadora Teles de Lima, Graduada em administração, pós-graduada em gestão pública - UEA.

Graduada em administração, pós-graduada em gestão pública - UEA.

Hellen Passos Santana, Graduada em pedagogia, especialista especialização em ciências da natureza, suas tecnologias e o mundo do trabalho – CEAD-UFPI.

Graduada em pedagogia, especialista especialização em ciências da natureza, suas tecnologias e o mundo do trabalho – CEAD-UFPI.

Tayna de Souza Oliveira, Graduanda em geografia UEA - ENS.

Graduanda em geografia UEA - ENS.

Hugo de Sousa Damasceno, Graduando em geografia UEA - ENS.

Graduando em geografia UEA - ENS.

Fonte: Wendell Teles de Lima (2025).

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Publicado

2025-07-01