PRÁTICAS CORPORAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE.
Resumo
RESUMO
Este artigo apresenta um relato de experiência do Estágio Supervisionado em Educação Infantil, realizado por licenciandos em Educação Física em uma escola privada de Manaus/AM. As práticas pedagógicas foram fundamentadas na psicomotricidade, na ludicidade e no planejamento intencional das atividades corporais. A análise dos relatórios evidenciou que o movimento, aliado ao brincar, potencializa o desenvolvimento global das crianças e fortalece a formação docente. As vivências dialogam com os princípios da BNCC, LDB e ECA, reafirmando o papel da Educação Física na infância como promotora de autonomia, expressão e vínculo afetivo.
Palavras-chave: Educação Infantil; Estágio Supervisionado; Psicomotricidade; Educação Física; Formação Docente.
ABSTRACT
This article presents an experience report of the Supervised Internship in Early Childhood Education, carried out by undergraduate students in Physical Education at a private school in Manaus/AM. The pedagogical practices were based on psychomotricity, playfulness and intentional planning of physical activities. The analysis of the reports showed that movement, combined with play, enhances the overall development of children and strengthens teacher training. The experiences dialogue with the principles of BNCC, LDB and ECA, reaffirming the role of Physical Education in childhood as a promoter of autonomy, expression and emotional bonding.
Keywords: Early Childhood Education; Supervised Internship; Psychomotricity; Physical Education; Teacher Training.
Downloads
