PRÁTICAS CORPORAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE.

Autores

  • Ivan de Jesus Ferreira FEFF - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da UFAM - Universidade Federal do Amazonas.
  • Daurimar Pinheiro Leão FEFF - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da UFAM - Universidade Federal do Amazonas.
  • Ádria Lopes do Nascimento Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano. Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).
  • Alan Gomes Maciel Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano. Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).
  • Ana Carla Bruno Bezerra Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano. Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).
  • André Rocha de Souza Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano. Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).
  • Ivaldo Cavalcante de Almeida Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano. Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).
  • Márcio Klinger Gomes Silva Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano. Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).
  • Matheus Lima Hungria Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano. Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).
  • Pedro Alberto Camurça Martins Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano. Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).
  • Waleska dos Santos Teixeira Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano. Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Resumo

RESUMO
Este artigo apresenta um relato de experiência do Estágio Supervisionado em Educação Infantil, realizado por licenciandos em Educação Física em uma escola privada de Manaus/AM. As práticas pedagógicas foram fundamentadas na psicomotricidade, na ludicidade e no planejamento intencional das atividades corporais. A análise dos relatórios evidenciou que o movimento, aliado ao brincar, potencializa o desenvolvimento global das crianças e fortalece a formação docente. As vivências dialogam com os princípios da BNCC, LDB e ECA, reafirmando o papel da Educação Física na infância como promotora de autonomia, expressão e vínculo afetivo.


Palavras-chave: Educação Infantil; Estágio Supervisionado; Psicomotricidade; Educação Física; Formação Docente.


ABSTRACT
This article presents an experience report of the Supervised Internship in Early Childhood Education, carried out by undergraduate students in Physical Education at a private school in Manaus/AM. The pedagogical practices were based on psychomotricity, playfulness and intentional planning of physical activities. The analysis of the reports showed that movement, combined with play, enhances the overall development of children and strengthens teacher training. The experiences dialogue with the principles of BNCC, LDB and ECA, reaffirming the role of Physical Education in childhood as a promoter of autonomy, expression and emotional bonding.


Keywords: Early Childhood Education; Supervised Internship; Psychomotricity; Physical Education; Teacher Training.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan de Jesus Ferreira, FEFF - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da UFAM - Universidade Federal do Amazonas.

Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF). Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano. Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Daurimar Pinheiro Leão, FEFF - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da UFAM - Universidade Federal do Amazonas.

Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF). Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano. Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Ádria Lopes do Nascimento, Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano. Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano. Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Alan Gomes Maciel, Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano. Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano. Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Ana Carla Bruno Bezerra, Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano. Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano. Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

André Rocha de Souza, Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano. Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano. Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Ivaldo Cavalcante de Almeida, Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano. Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano. Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Márcio Klinger Gomes Silva, Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano. Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano. Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Matheus Lima Hungria, Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano. Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano. Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Pedro Alberto Camurça Martins, Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano. Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano. Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Waleska dos Santos Teixeira, Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano. Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano. Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Fonte: Ivan de Jesus Ferreira (2025).

Downloads

Publicado

2025-07-01