PSICOTERAPIA ONLINE PARA PESSOAS IDOSAS: IMPACTOS, LIMITAÇÕES E POTENCIALIDADES NA PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL.

Autores

  • Carlos Henrique Rodrigues Castro Mestre em Psicogerontologia pelo Instituto Educatie de Ensino e Pesquisa (EDUCATIE). Especialista em Geriatria e Gerontologia pelo Centro Geriátrico Julia Magalhães das Obras Sociais da Irmã Dulce.
  • Jackson Santos dos Reis Mestre em Psicogerontologia (EDUCATIE), Gerontologia (UNEATLANTICO) e Gerontologia Social (UNINI), com especializações em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (UNYLEYA).
  • Janaína Almeida Silva Graduada em Medicina pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Realizou estágio em Geriatria e Gerontologia (Centro Geriátrico Julia Magalhães das Obras Sociais da Irmã Dulce).
  • Regiane Rither Damascena Mestre em Gestão Integrada do Território pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE).
  • Samara Alves Avanzi Mestre em Gestão Integrada do Território – GIT pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE).

Resumo

RESUMO 

A psicoterapia online tem se tornado uma alternativa viável para o cuidado com a saúde mental, especialmente entre populações com mobilidade reduzida ou em situação de isolamento social, como os idosos. Este artigo tem como objetivo analisar os efeitos da psicoterapia online na saúde mental de pessoas idosas, identificando benefícios, dificuldades de acesso e estratégias de adaptação para esse público. A pesquisa, de natureza qualitativa, baseou-se em revisão de literatura dos últimos cinco anos, nas bases Scielo, PubMed, Lilacs e Google Acadêmico. Os resultados apontam que a psicoterapia online pode promover bem-estar emocional, reduzir sintomas depressivos e ansiosos e ampliar o acesso ao cuidado psicológico. No entanto, limitações como barreiras tecnológicas, resistência inicial e dificuldades cognitivas podem afetar a eficácia do atendimento remoto. Estratégias de acolhimento, adaptação do setting terapêutico e inclusão digital são fundamentais para o êxito da modalidade junto à população idosa. 

Palavras-chave: Psicoterapia online. Saúde mental. Idoso. Acesso à saúde. Inclusão digital.

                                                                                            

ABSTRACT 

Online psychotherapy has become a viable alternative for mental health care, especially among populations with reduced mobility or in situations of social isolation, such as the elderly. This article aims to analyze the effects of online psychotherapy on the mental health of older adults, identifying benefits, access difficulties, and adaptation strategies for this population. This qualitative research was based on a literature review from the last five years, using the Scielo, PubMed, Lilacs, and Google Scholar databases. The results show that online psychotherapy can promote emotional well-being, reduce depressive and anxious symptoms, and expand access to psychological care. However, limitations such as technological barriers, initial resistance, and cognitive difficulties may affect the effectiveness of remote therapy. Welcoming strategies, adapting the therapeutic setting, and digital inclusion are essential for the success of this modality among the elderly population. 

Keywords: Online psychotherapy. Mental health. Elderly. Health access. Digital inclusion.

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Biografia do Autor

Carlos Henrique Rodrigues Castro, Mestre em Psicogerontologia pelo Instituto Educatie de Ensino e Pesquisa (EDUCATIE). Especialista em Geriatria e Gerontologia pelo Centro Geriátrico Julia Magalhães das Obras Sociais da Irmã Dulce.

Mestre em Psicogerontologia pelo Instituto Educatie de Ensino e Pesquisa (EDUCATIE). Especialista em Geriatria e Gerontologia pelo Centro Geriátrico Julia Magalhães das Obras Sociais da Irmã Dulce. Especialista em Gastroenterologia pela Faculdade de Redentor. Especialista em Endoscopia Digestiva Alta pela Faculdade IPEMEDE de Ciências Médicas (IPEMED). Graduado em Medicina pelo Instituto de Ensino Superior (IMES). E-mail: geniomedico@yahoo.com.br  

Jackson Santos dos Reis, Mestre em Psicogerontologia (EDUCATIE), Gerontologia (UNEATLANTICO) e Gerontologia Social (UNINI), com especializações em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (UNYLEYA).

Mestre em Psicogerontologia (EDUCATIE), Gerontologia (UNEATLANTICO) e Gerontologia Social (UNINI), com especializações em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (UNYLEYA), Saúde Coletiva (FVC), Pedagogia Social (UCAM), Tutoria em Educação a Distância (UCAM), Educação, Pobreza e Desigualdade Social (UFBA), além de Pósgraduação em andamento em Geriatria e Gerontologia (UNIANCHIETA) e Atendimento Clínico à Diversidade Sexual e de Gênero (IPPERG/FAUSP). Graduado em Serviço Social (UNIFACS), Pedagogia (UNYLEYA), História (FACIBA) e Tecnólogo em Gerontologia Cuidado ao Idoso (UNINTER), atualmente cursa Psicologia (CAIRU). Atua com foco nas áreas de Gerontologia, Serviço Social, Cuidados Paliativos, Política Social, Gestão Social, Saúde LGBTQIAPN+ e Educação a Distância. E-mail: prof.jacksonreis@unyleya.edu.br

Janaína Almeida Silva, Graduada em Medicina pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Realizou estágio em Geriatria e Gerontologia (Centro Geriátrico Julia Magalhães das Obras Sociais da Irmã Dulce).

Graduada em Medicina pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Realizou estágio em Geriatria e Gerontologia (Centro Geriátrico Julia Magalhães das Obras Sociais da Irmã Dulce). E-mail - janainameduefs@yahoo.com.br

Regiane Rither Damascena, Mestre em Gestão Integrada do Território pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE).

Mestre em Gestão Integrada do Território pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE). Especialista em Psicologia Analítica Junguiana: Perspectiva Multidisciplinar pela FACUMINAS. Especialista em Psicogerontologia pela FACUMINAS. Especialista em Psicopatologia pela FACUMINAS. Especialista em Criminologia pela Faculdade Unyleya. Especialista em Análise Experimental do Comportamento pelo Centro Universitário União das Américas Descomplica. Especialista em Neuropsicanálise pela FACUMINAS. Especialista em Neurociências e Saúde e Bem Estar pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais. Especialista em Neuropsicologia pelo Centro Universitário União das Américas Descomplica. Especialista em Psicopedagogia Clínica pelo Centro Universitário União das Américas Descomplica. Graduada em Psicologia pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE). E-mail: drither@gmail.com

Samara Alves Avanzi, Mestre em Gestão Integrada do Território – GIT pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE).

Mestre em Gestão Integrada do Território – GIT pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE). Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE). Graduada em Pedagogia pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE). Graduada em Psicologia pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE). E-mail: samaraavanzi@gmail.com

Fonte: Kemel Barbosa (2025).

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Publicado

2025-07-01