PSICOPATOLOGIA E OS MODELOS COGNITIVOS.

Autores

  • Thomaz Décio Abdalla Siqueira Presidente da Comissão Própria de Avaliação - CPA da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Nelzo Ronaldo de Paula Cabral Marques Junior Comissão Própria de Avaliação - CPA da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Resumo

Percepção histórica

  • A Metodologia de conceitualização cognitiva está fundamentada na premissa básica do modelo cognitivo, a qual descreve que o comportamento e as emoções das pessoas são influenciados por suas percepções das situações. Ou seja, são interpretações que o paciente pratica das situações que decidem como ele se sente, e não a situação em si (BECK, 1997 apud ANDRETTA; OLIVEIRA, 2012).
  • Acessória o terapeuta cognitivo a conservar o foco, trabalhando através de pensamentos ou imagens, significados, crenças e estratégias compensatórias. É um quadro de orientação para o trabalho com o paciente, com os aspectos considerados importantes pelo terapeuta em relação ao paciente e na resolução da rota e das metas da terapia (FREEMAN,1998; FREEMAN; DATTILIO,1998; WRIGHT; BASCO; THASE,2008 apud ANDRETTA et al., 2012). Através da conceitualização são elaboradas hipóteses das quais decorrem sobre os motivos do comportamento do indivíduo e o que ampara seus modos de pensar e agir.

Biografia do Autor

Thomaz Décio Abdalla Siqueira, Presidente da Comissão Própria de Avaliação - CPA da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Pós-doutor em Psicologia Social e do Trabalho, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF - UFAM – thomazabdalla@ufam.edu.br

Nelzo Ronaldo de Paula Cabral Marques Junior, Comissão Própria de Avaliação - CPA da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

- Graduado na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEDD no Curso de Bacharelado em Promoção de Saúde e Lazer - E-mail: mrmarquesjr@gmail.com

- Técnico de Segurança do Trabalho.

Fonte: Hiroshi Buyo Siqueira (2023).

Arquivos adicionais

Publicado

2024-04-24