OS DIREITOS FUNDAMENTAIS DA PESSOA IDOSA.

Autores

  • Alriane Viana de Souza Pereira Discente do curso de Serviço Social Uninorte.
  • Jany Mendes da Silva Discente do curso de Serviço Social Uninorte.
  • Yara Maria Guimarães de Sousa Discente do curso de Serviço Social Uninorte.
  • Zilmara Correia de Oliveira Discente do curso de Serviço Social Uninorte.
  • Maria Francenilda Gualberto de Oliveira Docente e coordenadora do curso de Serviço Social Uninorte. Especialização em Gerontologia Social e Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia.

Resumo

RESUMO

O presente artigo descreve os direitos fundamentais da pessoa idosa, as nossas pesquisas nos levaram a conhecer os direitos fundamentais da pessoa idosa, embasados na Constituição Federal de 1988 onde fundamenta em um dos seus artigos esses direitos, partindo daí para a construção da Política Nacional do Idoso e posteriormente o Estatuto do Idoso. Começamos a discussão sobre envelhecimento, que é um processo natural de todo ser humano, partindo daí descrevemos as políticas públicas como a materialização das leis, mais a diante, procuramos conhecer os direitos enquanto instrumento para a realização da garantia plena da dignidade da pessoa idosa. Deu-se em especial ênfase na falta efetivação de políticas públicas voltadas a pessoa idosa na cidade de Manaus, com isso, ao debatermos em grupo, as informações foram esclarecedoras para que nos posicionássemos em relação a falta de efetivação de políticas públicas na cidade de Manaus, visto que a população idosa está crescendo, e que as mudanças sofridas com a idade não sejam vistas com desvalorização pela sociedade.


Palavras-chave: Idoso, Direitos Fundamentais e Políticas de Assistência ao Idoso.


ABSTRACT

This article describes the fundamental rights of the elderly person, our research led us to know the fundamental rights of the elderly person, based on the Federal Constitution of 1988 where these rights are based in one of its articles, starting from there for the construction of the National Policy for the Elderly. Elderly and later the Elderly Statute. We started the discussion about aging, which is a natural process of every human being, from there we describe public policies as the materialization of laws, further on, we seek to know the rights as an instrument for the realization of the full guarantee of the dignity of the elderly person. Special emphasis was given to the lack of implementation of public policies aimed at the elderly in the city of Manaus, with this, when debating in groups, the information was enlightening for us to position ourselves in relation to the lack of implementation of public policies in thecity of
Manaus, given that the elderly population is growing, and that the changes suffered with age are not viewed with devaluation by society.


Keywords: Elderly, Fundamental Rights and Elderly Assistance Policies.

Biografia do Autor

Alriane Viana de Souza Pereira, Discente do curso de Serviço Social Uninorte.

Discente do curso de Serviço Social Uninorte.

Jany Mendes da Silva, Discente do curso de Serviço Social Uninorte.

Discente do curso de Serviço Social Uninorte.

Yara Maria Guimarães de Sousa, Discente do curso de Serviço Social Uninorte.

Discente do curso de Serviço Social Uninorte.

Zilmara Correia de Oliveira, Discente do curso de Serviço Social Uninorte.

Discente do curso de Serviço Social Uninorte.

Maria Francenilda Gualberto de Oliveira, Docente e coordenadora do curso de Serviço Social Uninorte. Especialização em Gerontologia Social e Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia.

Assistente Social. Docente e coordenadora do curso de Serviço Social Uninorte.
Especialização em Gerontologia Social e Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia.

Atua com assessoria técnica em matéria de Serviço Social, como foco em organização e foratelecimento de grupos, liderança, gestão, execução e projetos sociais. Mentoria para desenvolvimento profissional de assistentes sociais e para profissionais que desejam atuar como autônomas no Digital. Atua na produção de conteúdo para disciplinas EaD para o curso de Serviço Social e áreas afins. Atuou como Coordenadora do curso de Serviço Social do Centro Universitário do Norte - Uninorte/SerEducacional (2019-2022). Possui graduação em Serviço Social pela Universidade do Amazonas - UA (1999), especialização em Gerontologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP e mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2007). Desde 2005 atua como docente de graduação e pós-graduação. Atuou como professora substituta na UFAM (2016-2017). Foi coordenadora do curso de Pós-Graduação de Serviço Social na área Sócio-Jurídica da Uninorte no período de 2015-2018. Atuou como Assessora na Secretaria de Estado da Assistência Social - SEAS. Atuou como secretária Executiva da Comissão Intergestores Bipartite. Atuou como membro do Comitê de Ética na Pesquisa- CEP/Uninorte. Membro da Comissão Assessora Técnica de Serviço Social do Exame Nacional de Avaliação do Desempenho dos Estudantes- ENADE/Inep(2018/2022). Atuou como Líder Enade do curso desde 2015-2019. Atuou como assistente social no Núcleo de Práticas Jurídicas - NPJ/Uninorte desde 2012-2018. É autora de documentos técnicos pedagógicos do curso de Serviço Social-Uninorte. Instrutora e produtora de curso online de cuidadores de idosos e terceira idade na Prefeitura de Manaus. Participou do Comitê de Avaliação do Projeto Acadêmico Nacional de ensino do Serviço Social nas universidades brasileiras que integram a rede Laureate. Atuou como assistente social/pesquisadora no Grupo de Pesquisa Inter-Ação/UFAM no período de 2002 à 2007.

Fonte: Alriane Viana de Souza Pereira; Jany Mendes da Silva; Yara Maria Guimarães de Sousa; Zilmara Correia de Oliveira; Maria Francenilda Gualberto de Oliveira (2024).

Arquivos adicionais

Publicado

2024-04-24