A IMPORTÂNCIA DO PSICOPEDAGOGO NO ENFRENTAMENTO DOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM.

Autores

  • Denise Ramos de Lima de Lima Profera efetiva da Rede Pública Municipal de Paulo Afonso.

Resumo

RESUMO

Acompanhar o desenvolvimento cognitivo e educacional da criança é antes de tudo uma tarefa que evoca a coletividade, ou como costumeiramente nomeamos a interdisciplinaridade – ou seja, o trabalho multiprofissional. Muitos dos problemas educacionais são agravados não apenas pelo déficit da aprendizagem ou mesmo pelos muitos problemas que assolam a educação brasileira.  A situação se torna mais crítica pela falta de acompanhamento multidisciplinar antes, durante e depois o processo educacional. Dentre os integrantes da equipe escolar, tão necessária para o dia a dia da escola, destaca-se o papel do psicopedagogo como o professional capacitado a dirimir os mais variados transtornos da aprendizagem. Afim de possibilitar um estudo teórico foram escolhidas diferentes bases de fundamentação como artigos, monografias, trabalhos de pós-graduação e outras fontes pertinentes ao tema proposto. Ao término do levantamento bibliográfico foi possível constatar que quando se fala em atendimento psicopedagógico em sala de aula, este praticamente inexiste, e até onde nos relata a literatura, esse quando existe ocorre de forma insuficiente para a atender as crescentes demandas pela comunidade acadêmica.

Palavras-chave: Importância. Psicopedagogo. Acompanhamento. Sala de Aula.   

 

ABSTRACT

Accompanying the cognitive and educational development of children is, above all, a task that evokes collectivity, or as we commonly call it, interdisciplinarity, meaning multidisciplinary work. Many educational problems are exacerbated not only by learning deficits but also by the numerous issues plaguing Brazilian education. The situation worsens due to the lack of multidisciplinary monitoring before, during, and after the educational process. Within this team, essential for the daily life of the school, the role of the educational psychologist stands out as the professional trained to address a wide range of learning disorders. In order to enable a theoretical study, different theoretical foundations were chosen, such as articles, monographs, postgraduate works, and other sources relevant to the proposed theme. Upon completing the bibliographic review, it was found that when it comes to psychopedagogical attention in the classroom, it practically does not exist, and according to the literature, when it does exist, it is insufficient to meet the growing demands of the academic community.

Keywords: Importance. Educational psychologist. Accompaniment. Classroom.

Biografia do Autor

Denise Ramos de Lima de Lima, Profera efetiva da Rede Pública Municipal de Paulo Afonso.

Graduada em Pedagogia com habilitação em séries iniciais pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB) - 2002; Pós-Graduação (Lssoato-Sensu) em Língua Portuguesa pela Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO - 2003. Profera efetiva da Rede Pública Municipal de Paulo Afonso. E-mail: limadenyse38@gmail.com

Fonte: Denise Ramos de Lima (2024).

Downloads

Publicado

2024-04-24