AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO TÁTICO DE FUTEBOLISTAS ESCOLARES DO PROJETO DE INICIAÇÃO ESPORTIVA NO FUTEBOL DA FEFF/UFAM.

Autores

  • Yan Luis Barros Duarte Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Lucas Gabriel da Costa Antony Moreira Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Daurimar Pinheiro Leão Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • João Otacílio Libardoni Dos Santos Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Resumo

RESUMO

O presente estudo teve como objetivo analisar e comparar o desempenho tático de futebolistas escolares pertencentes ao projeto Iniciação Esportiva no Futebol da FEFF/UFAM. Participaram do estudo 20 jovens futebolistas das categorias Sub 15 (n=9) e Sub 17 (n=11). A avaliação foi realizada através do Sistema de Avaliação Tática no Futebol (FUT-SAT). Foram identificadas poucas diferenças estatisticamente significativas de performance tática entre as duas categorias. Ofensivamente, apenas o princípio de unidade ofensiva teve valores com diferença significativa, sendo favorável para a categoria sub-17. Esta categoria também foi a que apresentou maior índice de performance no único princípio defensivo que obteve diferença significativa, o de concentração. Com estes resultados, pode-se concluir que jogadores da categoria Sub-17 preferem atacar em bloco, oferecendo mais segurança as ações ofensivas realizadas no centro de jogo e, defensivamente, estes preocuparam-se em aumentar a proteção à sua baliza, condicionando o jogo ofensivo adversário para zonas de menor risco do campo. Palavras-chave: Futebol escolar, comportamento tático, conhecimento tático processual.

Palavras-chave: Futebol escolar, comportamento tático, conhecimento tático processual.

 

ABSTRACT

This study aimed to analyze and compare the tactical performance of school footballers belonging to the project Sports Initiation in Football of FEFF/UFAM. The study included 20 young footballers of the categories U15 (n=9) and U17 (n=11). The evaluation was performed using the System of Tactical Assessment in Soccer (FUT-SAT). Few statistically significant differences in tactical performance between the two categories were identified. Offensively, only the Offensive Unity principle had values with a significant difference, being favorable for U17 group. This group was also presented the highest performance index in single defensive principle that had significant difference, the Concentration. With these results, we can conclude that U-17 category players prefer to attack block, offering more security offensive actions taken in game center and defensively, they were concerned to increase protection to your goal, conditioning the offensive game opponent for lower risk areas of the field.

Key-words: School football, tactical behavior, procedural tactical knowledge.

Biografia do Autor

Yan Luis Barros Duarte, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Mestrando em Educação Física (UFAM). e-mail: yanluisduarte@gmail.com

Lucas Gabriel da Costa Antony Moreira, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Mestre em Treinamento Esportivo (Universidade do Porto). e-mail: gabsantonyy@gmail.com

Daurimar Pinheiro Leão, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Professor Adjunto (UFAM) - Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia. E-mail: daurimarleao61@gmail.com

João Otacílio Libardoni Dos Santos, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Professor Adjunto (UFAM) - Doutor em Ciências do Movimento Humano. E-mail: jlibardoni@ufam.edu.br

Fonte: Yan Luis Barros Duarde (2024).

Downloads

Publicado

2024-04-24