RELATO INSTITUCIONAL 2019 DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) DA UNIVERSIDADE FERAL DO AMAZONAS (UFAM) PARA O TRIBUNAL DE CONSTAS DA UNIÃO (TCU).

Autores

  • Thomaz Décio Abdalla Siqueira Presidente da Comissão Própria de Avaliação - CPA da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Nelzo Ronaldo de Paula Cabral Marques Junior Bacharel em Saúde e Lazer pela Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF/UFAM.
  • Sara Souza Martins Comissão Própria de Avaliação - CPA da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Resumo

I – Breve histórico da IES

A Universidade Federal do Amazonas no Cenário institucional - A Universidade Federal do Amazonas foi à primeira universidade brasileira, originada da Escola Universitária Livre de Manáos, iniciada em 17 de janeiro de 1909, denominada posteriormente, a partir de 13 de julho de 1913, de Universidade de Manáos. Em 1964, foi instituída a Fundação Universidade do Amazonas, com o objetivo de manter a Universidade do Amazonas.  Mais tarde, a Lei Federal № 10.468, de 20 de junho de 2002, estabeleceu que a Universidade do Amazonas (UA) passaria a ser denominada Universidade Federal do Amazonas – UFAM, nome que permanece nos dias atuais. Tendo como finalidade cultivar o saber em todos os campos do conhecimento puro e a plicado, definido em seu estatuto, a UFAM possui atuação nas seguintes áreas acadêmicas: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas, Ciências Humanas, Letras e Artes, Ciências Jurídicas, Ciências Sociais e Aplicadas e Engenharias. A UFAM atualmente é constituída por seis campi, sendo um em Manaus e cinco localizados nos seguintes municípios: Parintins, Coari, Itacoatiara, Humaitá e Benjamin Constant. Por ser uma instituição centenária que integra ensino, pesquisa e extensão em suas atividades, a UFAM possui, como um de seus princípios definidos no estatuto, a publicidade de suas ações. Estiveram ao encontro da Lei № 12.527 de 11 de maio de 2016, do decreto № 8.777/2016 e da publicação do presente manual.

Missão institucional da UFAM: “Produzir e difundir saberes, com excelência acadêmica, nas diversas áreas do conhecimento, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, contribuindo para a formação de cidadãos e para o desenvolvimento da Amazônia”.

Biografia do Autor

Thomaz Décio Abdalla Siqueira, Presidente da Comissão Própria de Avaliação - CPA da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Professor Titular, Classe E, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Pós- doutor em Psicologia Social e do Trabalho (USP), Doutor em Psicologia Clínica (USP), Mestre em Psicologia Social pela Universidade de Okayama – Japão. Atualmente Presidente da Comissão Própria de Avaliação – CPA/UFAM. E-mail: thomazabdalla@ufam.edu.br

Nelzo Ronaldo de Paula Cabral Marques Junior, Bacharel em Saúde e Lazer pela Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF/UFAM.

Bacharel em Saúde e Lazer pela Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF/UFAM. Pesquisador do Diretório de Grupos do CNPq: Psicologia Cognitiva: Criatividade e Corporeidade (credenciado pela UFAM). Membro Egresso da Comissão Própria de Avaliação – CPA/UFAM. E-mail: mrmarquesjr@gmail.com

Sara Souza Martins, Comissão Própria de Avaliação - CPA da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Assistente em Administração da Comissão Própria de Avaliação – CPA da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. E-mail: saramartins858@gmail.com

 

Fonte: ASCOM (2023).

Downloads

Publicado

2024-03-27